AS CONDIÇÕES DE VIDA, DE TRABALHO E DE ESCOLARIZAÇÃO DOS MIGRANTES NORDESTINOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA UFSC.
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38061Palabras clave:
Trabalho, Condições de vida, Migrantes NordestinosResumen
O presente estudo tem como tema a produção e reprodução da vida de trabalhadores migrantes temporários nordestinos da construção civil que trabalham no Campus central da Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, em Florianópolis/SC. Seu objetivo principal é analisar as condições de vida, trabalho, moradia e escolarização dos trabalhadores diante do crescimento das migrações na atualidade. Na pesquisa empírica foi realizado um trabalho de campo nos canteiros de obras no campus, com o propósito de identificar as empresas que prestam serviço na universidade e também quais as empresas que empregavam maior número de trabalhadores migrantes temporários nordestinos. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os trabalhadores migrantes e com as empresas nos canteiros de obras da universidade. A pesquisa de campo envolveu ainda conversas informais com os trabalhadores migrantes, com as empresas e registros fotográficos.
Descargas
Citas
FERNANDES, F. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus/Edusp, 1966.
FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.
HARVEY, D. O neoliberalismo – história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
HOBSBAWM, E. A era do capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
IBGE. Censo Demográfico 2010: Características da população e dos domicílios. Resultados do universo. Rio de Janeiro (RJ): IBGE, 2011. 270 p.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Trad. de Reginaldo Sant`Anna.
ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, livro 1, v. 2, 2011.
MÉSZÁROS, I. A educação para além o capital. Trad. de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
SILVA, M. A. de M. Destinos e trajetórias de camponeses migrantes. Anais. VIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 1992. 161-186 Disponível em:
<http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1992/T92V03A09.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2015.
RUMMERT, S. M. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. Anais. 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Natal, RN, outubro de 2011.
SILVER, B. Forças do trabalho: movimentos de trabalhadores e globalização desde 1870. Trad. de Fabrizio Rigout. São Paulo: Boitempo, 2005.
-186
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.