EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RURAL VERSUS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO: UMA ANÁLISE GRAMSCIANA DA ATUAÇÃO DO SENAR E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38132

Palabras clave:

Educação do Campo, Educação Profissional, Intelectuais Orgânicos, Movimentos Sociais

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar a disputa ideológica entre as concepções de Educação Profissional Rural e a Educação do Campo. Trata-se de reflexões sobre a utilização desses conceitos na contemporaneidade: atuação do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na política de formação voltada para o agronegócio e a atuação dos movimentos sociais na defesa do PRONERA. A pesquisa utiliza Gramsci como referencial teórico e metodológico, com revisão de literatura e análise de documentos. Identificamos elementos que intensificaram a disputa pela hegemonia no contexto da educação do campo.

 

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Publicado

2019-09-26

Cómo citar

Macedo, P. C. S., & Bicalho, R. (2019). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RURAL VERSUS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO: UMA ANÁLISE GRAMSCIANA DA ATUAÇÃO DO SENAR E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES. Revista Trabalho Necessário, 17(34), 192-214. https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38132