BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42813

Palabras clave:

base nacional comum curricular, projeto empresarial de formação minimalista, pedagogia histórico-crítica.

Resumen

O presente artigo objetiva analisar a versão da Base Nacional Comum Curricular aprovada pelo bloco no poder durante o governo Temer. Para tanto, defende-se a tese de que a BNCC incorpora os interesses de uma fração da classe empresarial, a “direita para o social”, e, dessa forma, consolida mais uma etapa do processo de rebaixamento do nível de ensino destinado às camadas populares. Aponta-se as contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica como possibilidade de resistência ao esvaziamento curricular expresso na BNCC.

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Publicado

2020-05-22

Cómo citar

Pina, L. D., & Gama, C. N. (2020). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Trabalho Necessário, 18(36), 343-364. https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42813