OS CADERNOS DE CONFLITOS NO CAMPO DA CPT
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42818Palabras clave:
Conflitos no campo, Violência, Dados da CPT, Memoria/HistóriaResumen
O ato de documentar as lutas de resistência pela terra, pela defesa e conquista de direitos, bem como denunciar a violência sofrida pelos povos do campo e nas relações de trabalho e produção, existe desde o surgimento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 1975. À medida que essa realidade se mostrava mais premente, sentiu-se a necessidade de criar um Setor de Documentação. A partir do ano de 2013 tal setor passou a ser chamado Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno - CPT. No início, os registros eram feitos em fichas manuais e, depois de 1988, foram informatizados em sistema de banco de dados.
Os procedimentos, metodologias, conceitos e variáveis temáticas do Centro de Documentação foram construídos coletivamente, com a participação dos agentes de base da CPT e movimentos sociais que atuam no espaço rural. Alguns conceitos foram assumidos a partir da existência deles em leis, declarações, estudos, censos.
Descargas
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, J.B. de. O estudo como forma de pesquisa. In: Construindo o saber. CARVALHO, M. C. de. (org),10ª edição. Campinas – SP, Papirus Editora, 2000.
BOSI, E. Memória e Sociedade. Lembrança de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1979.
BRUNO, R. “Com a boca torta pelo uso do cachimbo”. Estado e empresários agroindustriais no Brasil. In: COSTA, L.F.C; FLEXOR, G; SANTOS, R. (orgs.) Mundo Rural Brasileiro. Ensaios interdisciplinares. Seropédica: Mauad X-EDUR, 2008, p. 270-279.
CARVALHO, T. M. de. Nós não tem direito. Costume e direito à terra no Contestado (1912/1916). 2002. 182f. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.
FLEXOR, G.; LEITE, S. Mercado de terra, commodities boom e land grabbing no Brasil. Questões agrárias, agrícolas e rurais, v. 22640, p. 20, ago. 2017.
GRAMSCI, A. Breves notas sobre a política de Maquiavel. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 3. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sérgio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
LEITE, A. Z.; SAUER, S. Lei 13.465 e o decreto que reduzirá a reforma agrária a um negócio: uma minuta para uma análise. Boletim DataLuta - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA/Unesp. Presidente Prudente, dez. 2017.
MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Trad. e notas Nélio Schneider; prólogo Herbert Marcuse. São Paulo: Boitempo, 2011.
________. Para a crítica da economia política e o método da economia política. In: GIANNOTTI, José Arthur. (Org.). Marx: Seleção de Textos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.103-125. (Os Pensadores).
MBEMBE, A. Necropolítica: seguido de sobre el governo privado indirecto. Santa Cruz de Tenerife, Melusina, 2011.
OLIVEIRA, F. de. Elegia Para uma Re(li)gião. Sudene, Nordeste. Planejamento e conflitos de classe. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
OXFAM. https://oxfam.org.br/publicacao/menos-de-1-das-propriedades-agricolas-e-dona-de-quase-metade-da-area-rural-brasileira/. Acesso em 18 de abril de 2020.
RIBEIRO, A. M. M. Prefácio Brasil: O Trabalho Coletivo do OBFF: Por uma sociologia “desde abajo”. In: Revista Confluências. Vol. 21, n. 2, p. 9-31, ago. 2019. Dossiê Especial Por uma Sociología desde abajo. Disponível em <https://periodicos.uff.br/confluencias/issue/view/1852> Acesso em 20 abr. 2020.
THOMPSON, E. P. Senhores e Caçadores. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
ÚLTIMO SEGUNDO. https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-06-12/desde-1985-92-das-mortes-no-campo-por-disputa-de-terra-seguem-sem-solucao.html. Acesso em 10 de abril de 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.