O PROGRAMA EDUCAÇÃO E A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR: UM ESTUDO EM DUQUE DE CAXIAS/RJ

Autores/as

  • Regis Arguelles Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4559

Palabras clave:

Gestão do trabalho escolar, trabalho docente, programa mais educação.

Resumen

O objetivo geral desse artigo é contribuir para a compreensão crítica dos rebatimentos de políticas de inspiração neoliberal de Terceira Via na gestão do trabalho escolar docente, ao nível da rede escolar municipal. Analisamos a implantação e gestão do Programa Mais Educação (PME) em uma escola de Duque de Caxias, município do estado do Rio de Janeiro. Concluímos que as condições estruturantes para a ampliação da jornada ao nível da gestão do trabalho escolar – financiamento da política, formação do profissional e condições do espaço escolar – foram bem articuladas pela escola pesquisada, ainda que com limitações.

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Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Costa, R. A. (2018). O PROGRAMA EDUCAÇÃO E A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR: UM ESTUDO EM DUQUE DE CAXIAS/RJ. Revista Trabalho Necessário, 16(29), 156-173. https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4559

Número

Sección

Artigos do Número Temático