HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE BOA ESPERANÇA - PARÁ

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46280

Palabras clave:

História, Memória, Processo Educativo, Quilombola.

Resumen

O estudo analisa como tem ocorrido o processo educativo na povoação remanescente de quilombolas de Boa Esperança, norte da Amazônia, tendo como base as narrativas partilhadas por seus moradores. A partir de uma abordagem de cunho qualitativo, baseada em estudos etnográficos, coleta e análise de relatos orais e histórias de vida, a pesquisa permitiu inferir que, no que tange aos desdobramentos da lei 11.645/2008, os elementos culturais da referida povoação não perpassam as práticas escolares, tão pouco nas relações que se estabelecem dentro e fora do espaço escolar, não havendo, assim, articulação entre cultura local e o processo educacional.

 

 

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Publicado

2020-09-23

Cómo citar

Pinto, B. C. de M., de Pinho, V. A., & Grando, B. S. (2020). HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE BOA ESPERANÇA - PARÁ. Revista Trabalho Necessário, 18(37), 115-138. https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46280