RELAÇÕES SERES HUMANOS-NATUREZA: TRABALHO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SABERES

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55637

Resumen

O presente texto traz, a partir do materialismo histórico-dialético, uma contribuição à análise do intercâmbio seres humanos-natureza mediados pelo trabalho como crítica do modo de produção capitalista, que impõe uma ruptura dessa relação nesse intercâmbio. Contudo, contrapondo-se a essa perspectiva, é possível identificar outros modos de vida que resistem a isso no interior das contradições capital-trabalho. As reflexões propostas almejam colaborar com o aprofundamento de análises sobre as relações entre trabalho e educação, em particular o trabalho como princípio educativo, a partir do enfoque do tema relações entre seres humanos e natureza.

 

Palavras-chave: Relações entre seres humanos-natureza. Trabalho como princípio educativo. Modos de vida. Povos e comunidades tradicionais.

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Biografía del autor/a

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Nottingham, Inglaterra. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Grupos de Pesquisa: Trabalho Educação e Conhecimento (GPTEC/UFRGS) e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE/UFRGS

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

 Doutor em Educação. Docente da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá - Pará, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do Grupo de Pesquisa História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (GPHELRA/UFPA). Bolsista CNPQ – PQ2.

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Publicado

2022-11-11

Cómo citar

Bueno Fischer, M. C. ., & Rodrigues, D. do S. (2022). RELAÇÕES SERES HUMANOS-NATUREZA: TRABALHO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SABERES. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55637