“EDUCAÇÃO PARA PERMANECER NO TERRITÓRIO”: A LUTA DOS POVOS CAIÇARAS FRENTE À EXPANSÃO DO CAPITAL EM PARATY-RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55710

Resumen

--

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Marcondes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Ciências e Biologia.

Citas

ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais: o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos Avançados, 24 (68), 2010.

ALGEBAILE, E. Escola pública e a pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2009.

FONTES, V. Sociedade civil no Brasil contemporâneo: lutas sociais e luta teórica na década de 1980. In: LIMA, J.; NEVES, L.M.W. (Org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 3. Maquiavel: notas sobre o estado e a política. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 428p.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.

LEHER, R. A reforma do Estado: o privado conta o público. Trabalho, educação e saúde, v. 1 nº 2, 2003.

LEHER, R. Prefácio. Uma penetrante perspectiva teórica para compreender como os dominantes dominam. In: NEVES, L.M.V. (org.) Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINEZ-ALIER, J. M. O ecologismo dos pobres. São Paulo: Contexto, 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro 1, volume 1, O processo de produção do capital. 29ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MARTINS, A. S. A direita para o social: a educação para a sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

MARTINS, A. S; NEVES, L. M. W. A nova pedagogia da hegemonia e a formação de seus intelectuais orgânicos. In: NEVES, L. M. V. (org.) Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

MENDONÇA, S. R. Estado e políticas públicas: considerações político-conceituais. Outros Tempos, v. 1, 2007.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011 (a).

Publicado

2022-11-11

Cómo citar

Marcondes de Souza, V. (2022). “EDUCAÇÃO PARA PERMANECER NO TERRITÓRIO”: A LUTA DOS POVOS CAIÇARAS FRENTE À EXPANSÃO DO CAPITAL EM PARATY-RJ. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55710