Editorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.56434

Resumen

--

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE- FGV) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid UCM/Espanha). Realizou estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), na área de Formação e Educação de Adultos. Entre 1990-2011 foi professora efetiva da Faculdade de Educação e, atualmente, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF), do qual foi coordenadora entre 2012 e 2016. Atualmente é editora da Revista Trabalho Necessário, é líder do grupo de pesquisa/CNPq Trabalho e educação - Neddade e participa da coordenação do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Investiga as relações históricas entre trabalho e educação, cultura do trabalho, produção associada, saberes do trabalho associado, economia popular, economia popular solidária, autogestão do trabalho e da vida social.

Jacqueline Botelho, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Permanente do NEDDATE/UFF. Coordenadora do NEPEC (ESS/UFF)

Regis Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE). Tem experiência de pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase na análise de políticas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, história contemporânea da educação, empresariamento da educação, políticas para a escola pública, Estado e sistemas municipais de ensino, trabalho docente. 

Sandra Morais, Universidade Federal Fluminense

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora de História pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente é Vice coordenadora do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – NEDDATE – UFF

Mahalia Aquino, Universidade Federal Fluminense

Professora de Geografia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Citas

ADORNO, T. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GRAMSCI, A. Indiferentes. In: CAVALCANTI, Pedro Uchoa; PICCONE, Paolo.

Convite à leitura de Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Achiamé, s/d, p 86-88.

GRAMSCI, A. Jornalismo. In Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo.

ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 195-214

LULA DA SILVA, L. I. Pronunciamento em 30 de outubro de 2022.

Publicado

2022-11-11

Cómo citar

Tiriba, L., Botelho, J. ., Argüelles da Costa, R. ., Morais, S., & Aquino, M. . (2022). Editorial. Revista Trabalho Necessário, 20(43). https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.56434