O CARÁTER DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.57381Resumen
El artículo tiene como objetivo discutir por qué Novo Ensino Médio es apoyada por los sectores dominantes brasileños como una ventana de oportunidad para adaptar la calificación de la fuerza de trabajo a las demandas de las empresas y las aspiraciones de los jóvenes. Discutimos el contexto de la crisis del capital y las transformaciones en el mundo del trabajo y las formulaciones del CNI sobre la fuerza de trabajo bajo el lema de Industria 4.0. Concluimos que la pretendida cualificación de la fuerza de trabajo está en consonancia con Novo Ensino Médio, expresando determinantes y límites del propio sistema de capital
Descargas
Citas
ANTUNES, R. Os Sentidos do Trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ANTUNES, R. Desenhando a nova morfologia do trabalho no Brasil. Estudos Avançados [online]. v. 28, n. 81, p. 39-53, 2014.
BRAGA, R. A formação do precariado pós-fordista no Brasil, In: ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2014.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [....] e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2017, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 1 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 1 fev. 2023.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponívelem<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm> Acesso em ago. de 2020.
BRASIL. Medida Provisória nº 927, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública [...]. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020a, 22 mar. 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20192022/2020/Mpv/mpv927.htm> Acesso em: 2 fev. 2023.
BRASIL. Medida provisória nº 936, de 1o de abril de 2020. Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública [...]. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020b, 1 abr. 2020. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2023.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BRUNO, L. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 545-562, set./dez. 2011.
CÁSSIO, F. Revogação do Novo Ensino Médio, uma luta urgente [Entrevista a Ísis Mustafa]. Revista Ópera, publicado em: 28 jan. 2023. Disponível em: https://revistaopera.com.br/2023/01/28/revogacao-do-novo-ensino-medio-uma-luta-urgente/.
CÁSSIO, F; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino nem-nem. Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293, maio/ago. 2022.
CNI - Confederação Nacional da Indústria. Proposta da Indústria para as eleições 2022. Brasília, 2022a. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/propostas-da-industria-para-eleicoes/propostas/. Acesso em 24 jan. 2023.
CNI - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA; OBSERVATÓRIO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Mapa do trabalho industrial 2022 - 2025. Brasília, 2022b. Disponível em https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/trabalho/mapa-do-trabalho-2022-2025/. Acesso em 1 fev. 2023.
GAWRYSZEWSKI, B. Crises capitalistas e conjuntura de contrarreformas: qual o lugar do ensino médio? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 42, p. 83-106, set./dez. 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Terceiro Trimestre de 2022. Brasília, DF: IBGE, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2022_3tri.pdf. Acesso em 10 fev. 2023.
IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Carta IEDI – Edição 797: Indústria 4.0: desafios e oportunidades para o Brasil. IEDI: São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_797.html. Acesso em 24 jan. 2023.
KIELING, R. I. Janela de oportunidade demográfica: um estudo sobre os impactos econômicos da transição demográfica no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, abr./jun. 2017.
MARINI, R. M. A dialética da dependência. In: TRASPADINI, Roberta; STÉDILE, João Pedro (orgs.). Ruy Mauro Marini – vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005, p. 137-180.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017a.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro III: o processo global da produção capitalista. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2017b.
MELLO, L M. Os empresários e as políticas públicas em educação básica no Brasil contemporâneo: a atuação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na construção do “Novo Ensino Médio” (2013-2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
MNDEM – MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DO ENSINO MÉDIO. Carta ao GT Transição – Educação. Brasília, dez. 2022. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/movimento-nacional-em-defesa-do-ensino-medio-2/. Acesso em 1 fev. 2023.
ROBERTS, M. The crisis of capitalism in the 21st Century. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 16-49, maio/ago. 2020.
RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
SEMINÁRIOS FOLHA. A importância da educação profissional na retomada econômica. 1 vídeo (188 min.). 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bdWiv6P_PaA. Acesso em: 10 dez. 2022.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Editora Edipro, 2019.
SIMÕES, C. C. S. Breve histórico do processo demográfico. In: FIGUEIREDO, Adma Haman (org.). Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. Rio de Janeiro: IBGE, 2016, p. 39-73. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap2.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.