NEXOS ENTRE ECONOMIA E CULTURA: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DA ANTROPOLOGIA MARXISTA

Autores/as

  • William Kennedy do Amaral Souza Instituto Federal de Rondônia
  • Lia Tiriba Universidade Federal Fluminense

Resumen

Como parte integrante de um estudo que busca evidenciar os nexos entre economia e cultura nos processos de produção da existência humana, partimos do pressuposto de que, embora não hegemônico entre os antropólogos, o materialismo histórico é essencial para o entendimento das formações sociais capitalistas e não capitalistas. Para explicitar o diálogo entre marxismo e antropologia, e em especial com a antropologia evolucionista de Lewis Henry Morgan, resgatamos o pensamento de Marx e Engels quanto as determinações sociais, materiais e simbólicas. Destacamos contribuições de E. P. Thompson, além do pensamento do antropólogo Maurice Godelier, considerado como marxista estruturalista.

Palavras-chave: Economia; Cultura; Antropologia marxista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Rondônia

Professor do Instituto Federal de Rondônia - IFRO; Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

CARVALHO, Edgar de Assis. Marxismo antropológico e a produção das relações sociais. In: Revista Perspectivas, volume 8, p. 153-175. São Paulo, 1985.

CREHAN, Kate. Gramsci, cultura e antropologia. Lisboa: Editora Campo da Comunicação, 2004.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Lisboa: Temas e Debates — Atividades Editoriais, 2003.

ENGELS, Friedrich. Carta a B. Borgius. In: FERNANDES, Florestan (org.) Marx e Engels: História. São Paulo: Ática, 1981.

ENGELS, Friedrich. Carta a Joseph Bloch. In: BARATA-MOURA, José; CHITAS, Eduardo; MELO, Francisco; PINA, Álvaro (org.). Obras Escolhidas. Edições Progresso Lisboa - Moscou, 1982.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

GODELIER, Maurice. Racionalidade e Irracionalidade na Economia. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1969.

GODELIER, Maurice. Antropología y Economía. Barcelona: Editorial Anagrama, 1974.

GODELIER, Maurice. Horizontes da Antropologia. Lisboa: Edições 70, 1977.

GODELIER, Maurice. O enigma do dom. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HOBSBAWM, Eric. A descoberta dos Grundisse. In: Como mudar o mundo: Marx e o marxismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LEAL, Davi Avelino. Direitos e processos diferenciados de territorialização: os conflitos pelo uso dos recursos naturais no rio Madeira (1861-1932). 2013. 276 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus.

LEINER, Piero C. Marx, Engels e a antropologia: notas sobre uma relação subliminar. In: doispontos: Revista do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de São Carlos. Curitiba, São Carlos, volume 13, número 1, p. 73-87, abril de 2016.

MARIÁTEGUI, José Carlos. O problema das raças na América Latina. IV. Desenvolvimento econômico-político indígena desde a época inca até a atualidade. In: Por um socialismo indo-americano. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARX, Karl. Formações Econômicas Pré-Capitalistas. Introdução de Eric Hobsbawn. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1985.

MARX, Karl e ENGELS Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MORAES, Maria Célia Marcondes de; MÜLLER, Ricardo Gaspar. Tempos em que a “razão deve ranger os dentes”: E.P. Thompson, história e sociologia. In.: XI Congresso Brasileiro de Sociologia/SBS. Campinas: Unicamp, 2003.

SINGER, Peter. A vida que podemos salvar: agir agora para pôr fim à pobreza no mundo. Lisboa: Editora Gradiva, 2011.

THOMPSON, Edward Palmer. Tradición, revuelta y consciência de classe. Barcelona: Crítica, 1979.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa I: a árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

THOMPSON, Edward Palmer. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, Antônio Luigi; SILVA, Sérgio. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

TIRIBA, Lia; FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. In: Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 405-428, 2015.

TURATTI, Maria Cecilia Manzoli. Antropologia, economia e marxismo: uma visão crítica. São Paulo: Alameda Editorial, 2011.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Publicado

2023-08-23

Cómo citar

do Amaral Souza, W. K. ., & Tiriba, L. (2023). NEXOS ENTRE ECONOMIA E CULTURA: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DA ANTROPOLOGIA MARXISTA. Revista Trabalho Necessário, 21(45), 01-18. Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59648