CARLOS RODRIGUES BRANDÃO: A CHAMA INAPAGÁVEL DA EDUCAÇÃO POPULAR BRASILEIRA E LATINOAMERICANA

Autores/as

  • Maria Teresa Esteban Universidade Federal Fluminense
  • Maria Tereza Goudard Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.60829

Resumen

             Iniciamos esse escrito compartilhado, ainda sobre os impactos da travessia do querido Carlos Rodrigues Brandão, em 11 de julho de 2023, portanto há menos de um mês. Para nós, “as Teresas”, como carinhosamente Carlos Brandão se referia a nós duas nos encontros do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Popular da Anped, ou em intercâmbios do mesmo GT, em cidades e universidades distintas, foi transformador sermos afetadas por suas palavras, seu olhar, sua humanidade.  E era sempre uma alegria encontrá-lo, revê-lo, com  a sua voz mansa e seu sorriso miúdo, matreiro, sendo Carlos Brandão um dos homens mais gentis e envolventes que conhecemos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação Faculdade de Educação/Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói - Brasil. 

Maria Tereza Goudard, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Faculdade de Formação de Professores/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro - Brasil

Citas

Brandão, Carlos Rodrigues. Paulo Freire: Tantos anos depois. Rio de Janeiro: WAK, 2021.

Brandão, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: Streck, D., Brandão, C.R. (org). Pesquisa participante – o saber da partilha. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

Brandão, Carlos Rodrigues. Pensar a Prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

Brandão, Carlos Rodrigues. Furundum. Campinas: Autores Associados, 2001.

Brandão, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985.

Brandão, Carlos Rodrigues (Org.). A Questão Política da Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1980.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

Esteban, M. T. ., & Goudard, M. T. . (2023). CARLOS RODRIGUES BRANDÃO: A CHAMA INAPAGÁVEL DA EDUCAÇÃO POPULAR BRASILEIRA E LATINOAMERICANA. Revista Trabalho Necessário, 21(46), 01-07. https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.60829