CAMINHOS POR ONDE ANDEI: JÓVENES TRABAJADORES Y LA NEGACIÓN DEL DERECHO A LA EDUCACIÓN

Autores/as

  • Adriana Barbosa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63516

Resumen

egresados ​​de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en cursos de pregrado en Pedagogía y de Magisterio de la Universidad Federal Fluminense (UFF) – recordados a través de imágenes y sonidos. La metodología de investigación tuvo como punto de partida datos recopilados de fuentes institucionales de los sistemas universitarios, entrevistas y la creación de películas de investigación con las historias de vida de estos estudiantes. El estudio, basado en autores del campo crítico, muestra la dualidad del sistema educativo brasileño y los impactos del sistema capitalista en la vida de la juventud trabajadora.

Palabras clave: Jóvenes Trabajadores. Educación de Jóvenes y Adultos; Universidad Federal Fluminense-UFF; Derecho a la Educación.



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro - Brasil. 

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 23 de junho de 2024.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 23 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 25 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 25 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em 24 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC, CNE, CP, 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em 28 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC, INEP, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf . Acesso em: 28 jan. 2024.

CAMINHOS por onde andei. Trajetória de egressos da Educação de Jovens e Adultos na UFF. Direção: Adriana Barbosa da Silva e Jaqueline Ventura. Niterói: Unitevê, 2023. 21 min, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=puBwBHw4IOE. Acesso em 16 de junho de 2024.

CARRANO, P; DAYRELL, Juarez. Juventude e ensino médio: quem é esse aluno que chega à escola. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados em suspenso. In: TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria (org.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro; Niterói: EdUFF, 2011.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 2, p. 13-53.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados do Brasil. Rio de Janeiro: São Gonçalo. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama. Acesso em 16 de junho de 2024.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. São Paulo: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.

LEHER, R. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo: Expressão Popular, 2019.

MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MOLL, J; GARCIA, S. Prefácio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Panorama das competências da OCDE 2017: competências e cadeias de valor mundiais. Paris: OCDE, 2017. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/sites/16dbb911-pt/index.html?itemId=/content/component/16dbb911-pt. Acesso em 16 de junho de 2024.

RUMMERT, S. Formação continuada dos educadores de jovens e adultos trabalhadores. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica: SECAD-MEC: UNESCO, 2006. v. 1.

SILVA, A. B. Histórias e trajetórias de jovens de classe populares contadas por meio de um Cinema Nosso. 2021. 264f. Tese (Doutorado em Educação) – UERJ, Rio de Janeiro.

SILVA, M. A. S. S. e. A melhoria da qualidade do ensino: do discurso à ação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 84, fev. 1993. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n84/n84a07.pdf. Acesso em 16 de junho de 2024.

SPOSITO, M. P. Prefácio. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel; DAYRELL, Juarez (org.). A juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleções Cinema, cultura e educação).

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Faculdade de Educação. Currículo e ementas. Ementas: EJA I. Niterói: UFF, 2023. Disponível em: http://feuff.sites.uff.br/coordenacao-de-pedagogia/126-2/. Acesso em 27 de janeiro de 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Núcleo Institucional de Dados Integrados (NIDI). Painel de análise de dados dos indicadores de gestão. Niterói: UFF, 2022. Disponível em: https://www.uff.br/?q=nidi. Acesso em 16 de junho de 2024.

Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Barbosa, A. . (2024). CAMINHOS POR ONDE ANDEI: JÓVENES TRABAJADORES Y LA NEGACIÓN DEL DERECHO A LA EDUCACIÓN. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63516

Número

Sección

Artigos do Número Temático