ORGANISMOS SUPRANACIONAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO EM TORNO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - O CASO DO BRASIL

Autores/as

  • Zuleide Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6858

Palabras clave:

Organismos supranacionais, estados-nações, educação superior

Resumen

Neste texto, examinamos o papel dos organismos supranacionais e suas mediações com Estado brasileiro, ao assumirem papel decisivo nas orientações de ordem política, assistência técnica, metodológica e financeira no que diz respeito à “reestruturação”, “modernização”, “desenvolvimento econômico”, “democratização” dos EstadosNações, “democratização da educação” e “internacionalização da educação superior”, com vistas à reforma cultural, intelectual e moral da sociedade. Buscamos evidenciar que a base de ação desses organismos se pauta nos acordos multilaterais entre Estados e bloco de Estados, tornando-se, desse modo, mediação para os processos de internacionalização da economia e da tecnologia, em geral, e da educação superior, em particular.

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Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Silveira, Z. (2012). ORGANISMOS SUPRANACIONAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO EM TORNO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - O CASO DO BRASIL. Revista Trabalho Necessário, 10(14). https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6858

Número

Sección

Artigos do Número Temático