HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Carlos Eduardo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.11i16.p8445

Palabras clave:

Hegemonia, capital-imperialismo, intelectuais.

Resumen

O artigo objetiva debater a relação democracia e educação partindo de três eixos analíticos fundamentais, quais sejam os vínculos dialéticos entre hegemonia e educação, o conceito de capital-imperialismo e o de intelectuais. Temos clareza da amplitude da temática escolhida e por isso optamos por lastrear nossas considerações nas categorias marxistas acima citadas. Antonio Gramsci representa nossa referência fundamental, num “debate” que, ainda que sucinto, obviamente não pode prescindir de Marx, Lênin, Trotsky e outros mais. A escolha do tema “democracia e educação”, bastante atual e pertinente, se apresenta cada vez mais como questão basilar para todos (as) aqueles (as) que não enxergam de maneira dicotomizada tal relação e que buscam, na tessitura do real, forjar um mundo efetivamente democrático e uma educação realmente de todos.

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Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Oliveira, C. E. (2018). HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 11(16). https://doi.org/10.22409/tn.11i16.p8445

Número

Sección

Artigos do Número Temático