A IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC NO IFPE

Autores/as

  • André Luís Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.15i28.p9642

Palabras clave:

Pronatec, IFPE, implementação.

Resumen

O Pronatec, principal iniciativa de qualificação profissional existente no país, tem origem no primeiro governo Dilma Rousseff e se apresenta como altamente capilarizado e responsável pelo despertar de inúmeras esperanças de empregabilidade e ascensão profissional para imensos setores da classe trabalhadora, sua faceta mais visível é a oferta de cursos FIC e técnicos através da modalidade bolsa-formação. Em nossa pesquisa analisamos o ordenamento do IFPE para a execução destes cursos como ofertante, seus impactos na estrutura da Instituição, os efeitos da oferta de cursos muitas vezes desconectados com a história de diferentes campi. Fizemos esta análise a partir da análise documental primária e secundária além da realização de entrevistas semiestruturadas junto a gestores, docentes e egressos do Programa, notadamente os que estavam inseridos nos cursos técnicos promovidos no Campus Vitória de Santo Antão do IFPE. As dificuldades relacionadas a uma estrutura deficiente, a falta de uma concreta assistência estudantil e o comprometimento dos docentes com o Programa são importantes destaques que estão presentes nas falas destes atores.

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Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Pereira, A. L. (2018). A IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC NO IFPE. Revista Trabalho Necessário, 15(28), 71-89. https://doi.org/10.22409/tn.15i28.p9642

Número

Sección

Artigos do Número Temático