EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53432

Résumé

A educação como direito público que se consolidou a partir das lutas políticas da classe trabalhadora está seriamente ameaçada nesta fase do capitalismo financeiro. Como resultado de pesquisa bibliográfica demonstramos  que a grave crise estrutural somada aos problemas decorrentes da conjuntura de crise sanitária e política no Brasil levou à intensificação das investidas sobre a educação, entendida como mercadoria à disposição de grupos empresariais que controlam os processos de oferta de serviços e produtos, precarizando o trabalho e promovendo o desmonte de políticas públicas.

Palavras-chave: empresariamento na educação; financeirização; educação como mercadoria.

 

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Bibliographies de l'auteur

Anselmo Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista do CNPq-Brasil. 

MARIA LÍLIA IMBIRIBA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq-Brasil. 

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Publiée

2022-07-22