ORÍ, CORPO E MEMÓRIA QUILOMBOLA COMO TERRITÓRIO DE PRESERVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66491Resumo
Este ensaio apresenta reflexões sobre como a memória auxilia na construção das relações histórico-socais e na identidade singular do sujeito quilombola transmitida por meio do Orí que em conjunto com o corpo opera como território de preservação e fortalecimento da ancestralidade negra. Partimos de observações da própria materialidade negra – o corpo – que tem atualmente cumprido a função de alicerçar as memórias afro-brasileiras de um passado comum. Podendo assim supor que para além do corpo ser o próprio quilombo, ele é o lugar simbólico de construção de coesão grupal, e por assim dizer, é a própria memória, identidade, território e resistência.
Palavras-Chave: Orí. Corpo. Memória. Ancestralidade.Palavras-Chave: Orí. Corpo. Memória. Ancestralidade.
Downloads
Referências
HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. ed.2. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, 1990.
NASCIMENTO, Maria Beatriz d. Escravismo, fugas e quilombos. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. São Paulo: ZAHAR, 2021. p. 65-101.
NASCIMENTO, Maria Beatriz d. Movimento negro e cultura. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. ZAHAR. São
Paulo, 2021. 209-245.
NASCIMENTO, Maria Beatriz d. O quilombo como sistema alternativo. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. São Paulo: ZAHAR, 2021. p. 103-208.
PRIME VÍDEO. Ôrí. Direção de Beatriz Nascimento e Raquel Gerber. Brasil: Estelar Produções Cinematográficas e Culturais Ltda, 1989, 1 vídeo (131 min). Disponível em: Prime Vídeo. Acesso em: 30 de Mar. de 2023.
REIS, Rodrigo Ferreira. Ôrí e memória: o pensamento de Beatriz Nascimento. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano XIII, NºXXIII, São Paulo, v.12, n.23, p.1-16, 2020.
SÃO JOSÉ, Géssica Maria S. Mulher quilombola: trajetória e memórias de Bezinha. 2021.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2021.
SÃO JOSÉ, Géssica M S. O trabalho da memória e da educação na luta pelo reconhecimento do quilombo de Barra em Rio de Contas-BA. 2024.135 f. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2024.
TIRIBA, Lia. Modo(s) de vida e modos de produção da existência humana: ensaio teórico-metodológico. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.2, p. 407-419, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

