ORÍ, CORPO E MEMÓRIA QUILOMBOLA COMO TERRITÓRIO DE PRESERVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NEGRA

Autores

Resumo

Este ensaio apresenta reflexões sobre como a memória auxilia na construção das relações histórico-socais e na identidade singular do sujeito quilombola transmitida por meio do Orí que em conjunto com o corpo opera como território de preservação e fortalecimento da ancestralidade negra. Partimos de observações da própria materialidade negra – o corpo – que tem atualmente cumprido a função de alicerçar as memórias afro-brasileiras de um passado comum. Podendo assim supor que para além do corpo ser o próprio quilombo, ele é o lugar simbólico de construção de coesão grupal, e por assim dizer, é a própria memória, identidade, território e resistência.

Palavras-Chave: Orí. Corpo. Memória. Ancestralidade.Palavras-Chave: Orí. Corpo. Memória. Ancestralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Maria Silva São José, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Géssica Maria Silva São José, natural de Rio de Contas Bahia, nascida no dia 12 de Janeiro de 1995 (29 anos) é historiadora, formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2021). Atualmente Géssica é mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade também pela UESB. Ativista social, negra, feminista, desde a graduação suas pesquisas foram direcionadas ao feminismo negro e a educação contra-hegemônica no Brasil. Cursa Psicopedagogia na Faculdade Sudoeste (FASU) Vitoria Da Conquista-BA. Extensão universitária em Curso de Formação Feminista Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitoria da Conquista. Tem artigo publicado: Mulher Quilombola: Trajetória e Memórias de Bezinha. In: Luzi Borges; Marise de Santana; Washigton Nascimento. (Org.). Narrativas Ancestrais. 1ed. RIO DE JANEIRO: AUTOGRAFIA, 2022, v. 1, p. 195-222. Resumo Expandido publicado e apresentado: EDUCAÇÃO, LUTA E RESISTÊNCIA NO QUILOMBO DE BARRA EM RIO DE CONTAS-BA. In: CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE, no XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB e XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR/UNICAMP, intitulados CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E LUTAS DE CLASSES: DESAFIOS E PERPECTIVAS, 2022, Vitória da Conquista.

Referências

HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. ed.2. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, 1990.

NASCIMENTO, Maria Beatriz d. Escravismo, fugas e quilombos. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. São Paulo: ZAHAR, 2021. p. 65-101.

NASCIMENTO, Maria Beatriz d. Movimento negro e cultura. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. ZAHAR. São

Paulo, 2021. 209-245.

NASCIMENTO, Maria Beatriz d. O quilombo como sistema alternativo. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. São Paulo: ZAHAR, 2021. p. 103-208.

PRIME VÍDEO. Ôrí. Direção de Beatriz Nascimento e Raquel Gerber. Brasil: Estelar Produções Cinematográficas e Culturais Ltda, 1989, 1 vídeo (131 min). Disponível em: Prime Vídeo. Acesso em: 30 de Mar. de 2023.

REIS, Rodrigo Ferreira. Ôrí e memória: o pensamento de Beatriz Nascimento. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano XIII, NºXXIII, São Paulo, v.12, n.23, p.1-16, 2020.

SÃO JOSÉ, Géssica Maria S. Mulher quilombola: trajetória e memórias de Bezinha. 2021.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2021.

SÃO JOSÉ, Géssica M S. O trabalho da memória e da educação na luta pelo reconhecimento do quilombo de Barra em Rio de Contas-BA. 2024.135 f. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2024.

TIRIBA, Lia. Modo(s) de vida e modos de produção da existência humana: ensaio teórico-metodológico. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.2, p. 407-419, 2021.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Silva São José, G. M. (2025). ORÍ, CORPO E MEMÓRIA QUILOMBOLA COMO TERRITÓRIO DE PRESERVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NEGRA. Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-10. Recuperado de https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/66491