Algumas ressonâncias entre a abordagem enativa e a psicologia histórico-cultural

Autores

  • Beatriz Sancovschi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cognição Inventiva, Aprendizagem, Varela, Vygotski

Resumo

O artigo examina as ressonâncias entre a abordagem enativa de F. Varela e a psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski, tomando como foco os mecanismos de construção da cognição. O mecanismo histórico-dialético e o mecanismo autopoiético são comparados quanto à possibilidade de darem conta da inventividade da cognição. A metodologia utilizada tem por base as indicações fornecidas por Y. Clot na coletânea Avec Vygotski. São analisadas as ressonâncias entre os autores, sublinhando seus pontos de afastamento e de proximidade, com destaque para as respectivas contribuições ao entendimento da aprendizagem, envolvendo o questionamento do foco na solução de problemas e do determinismo do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Sancovschi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela UFRJ (2003) e mestrado em Psicologia pela Pós Graduação em Psicologia da UFRJ (2005). Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, Psicologia e Educação e História da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, produção de subjetividade, aprendizagem e educação. Atualmente cursa o doutorado no programa de pós-graduação em Psicologia da UFRJ.

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado no CNRS, Paris (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publica e dá pareceres nas revistas Psicologia e Sociedade, Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Psicologia Ciência e Profissão , Psicologia em Estudo, Arquivos Brasileiros de Psicologia e Psicologia. Reflexão e Crítica, dentre outras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, invenção, produção da subjetividade, aprendizagem, atenção, arte e deficiência visual.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, V. Algumas ressonâncias entre a abordagem enativa e a psicologia histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 165-182, 4 out. 2008.