EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Alessandra Schueler

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de destacar as contribuições da obra historiográfica de Edward Palmer Thompson para o ensino e a pesquisa no campo educacional, e, mais especificamente, para a área de História da Educação. Privilegio o enfoque sobre alguns aspectos de sua trajetória profissional e de sua prática teórica ativa no âmbito do materialismo histórico e da História Social inglesa, destacando algumas de suas reflexões sobre história, cultura, experiência, educação e emancipação. A produção do autor tem importância fundamental para os estudos que buscam compreender os processos históricos e as práticas educativas, as experiências e as lutas pela emancipação humana e a transformação social e política.

Palavras-chave


Educação; experiência; história da educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/tn.12i18.p8594

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fontes de Indexação:

        

 

Apoio:

          Resultado de imagem para abec brasil logo

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Contador de visitas
Contador de visitas

acessos a partir de 21/09/2018.