Pensadores sociais e o esporte no cinema ações acadêmicas nos enfrentamentos do autoritarismo contemporâneo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hamilcar Silveira Dantas Junior
Fabio Zoboli
https://orcid.org/0000-0001-5520-5773
Cristiano Mezzaroba
https://orcid.org/0000-0003-4214-0629
Maria Edivânia Alves dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-6850-0472

Resumo

O texto apresenta reflexões acerca do relato de experiência do II Seminário de Extensão “Pensadores Sociais e o Esporte no Cinema”, realizado no âmbito do curso de formação de professores de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, no ano de 2023. Nesse seminário propusemos interpelar o esporte sob as lentes do cinema problematizando questões sociais emergentes na contemporaneidade. Foram indicados os conceitos de: espetáculo, por Guy Debord; fascismo, por Umberto Eco; imunidade, por Roberto Esposito; estigma, por Erving Goffman; e drama social, de Roberto DaMatta. Esses conceitos foram analisados em diálogos, respectivamente, com os filmes Rollerball – os gladiadores do futuro (1975), A Onda (2009), Raça (2016), Tá dando onda (2007) e Boleiros – era uma vez o futebol… (1998). Concluímos que o diálogo com o cinema na formação de professores permite-nos compreender que a dinâmica social do presente, com o avanço de discursos e práticas autoritárias, de preconceitos sociais, de banalização de nossas desigualdades, precisa ser problematizada e combatida na raiz de suas problemáticas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVEIRA DANTAS JUNIOR, H.; ZOBOLI, F. .; MEZZAROBA, C. .; ALVES DOS SANTOS, M. E. Pensadores sociais e o esporte no cinema: ações acadêmicas nos enfrentamentos do autoritarismo contemporâneo. A Barca, v. 1, n. 1, p. 134-153, 25 ago. 2023.
Seção
Navegações - Artigos
Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Pós Doutorado em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP/Argentina. Membro do grupo de pesquisa "CORPO E POLÍTICA" da UFS. Editor executivo da Revista Tempos e Espaços em Educação do PPGED-UFS. Tem experiência na área de Educação e Educação Física atuando a partir das seguintes temáticas: corpo e epistemologia, corpo e educação, corpo e comunicação.

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), da UNiversidade Federal de Sergipe. Doutor e Mestre em Educação (UFSC). Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais (UFSC).

Maria Edivânia Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Educação Física (UFS). Mestre em Educação (UFS) e Doutoranda em Educação (UFS). Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia e da Rede Municipal de Fátima-BA.