v. 9 n. 14 (2021): EDUCAÇÃO POPULAR, FAVELAS E PERIFERIAS: MERCANTILIZAÇÃO DA CIDADE E RESISTÊNCIAS

Fotografia da capa: Paulo Barros Fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares em 2009 e pelo Curso de Formação em Educadores da Fotografia em 2010. Acompanha a banda Confronto em tour com o álbum Imortal desde 2013. Integrante do Coletivo Multimídia Favela em Foco. De 2011 á 2013, ministrou oficinas de fotografia no Ponto de Cultura Porto Aberto à Memória viva, que funciona dentro da companhia Ensaio Aberto na Zona Portuária do Rio. De novembro de 2014 á Janeiro de 2017 integrou o quadro de fotógrafos da OS Viva Rio e do projeto Viva Favela. Participou das exposições coletivas “Caçadores de Sonhos”, Galeria 535, em 2010, e “Prazer, sou do Povo”, no CCMLSL, em Santa Tereza, em 2011, "3 anos de Favela em Foco" Galeria 535, em 2012, dos livros "Imagens do Povo" 2012, "Nos" 2015 e "Amaro da Maré" 2016.

O “Dossiê Educação Popular, Favelas e Periferias:  mercantilização da cidade e resistências” é proposto em pleno contexto de crise sanitária, econômica e política que atinge de maneira mais crítica as favelas e periferias urbanas. Diante disso, é fundamental ampliar as discussões sobre o modelo de cidade-mercado, compreendendo como os diferentes níveis de acesso aos serviços de saúde, a violência urbana, a segregação espacial, e a retirada de direitos sociais impõem uma onda de retrocessos à classe trabalhadora.  A pandemia da Covid-19 evidenciou ainda como o Estado não apenas foi omisso em relação às ameaças à saúde da população, mas também segue reproduzindo uma “política de morte” e negacionista contra aqueles que sofrem com a precarização das suas vidas. A criminalização da pobreza e o racismo estrutural marcas características da necropolítica praticada nos territórios favelados são potencializados pelo genocídio em curso durante a pandemia. Ainda que inicialmente fosse comum o discurso que apontava para a Covid-19 como uma  doença  supostamente  “democrática”,  pois  atingiria  igualmente  as  diferentes  classes sociais,  rapidamente  foi  possível  observar  uma  periferização  da  pandemia.  O Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz aponta como, apesar da subnotificação, da pouca quantidade de testes e dos limites na produção de informações nas favelas, a gravidade dos casos e a letalidade da doença apresentam maior magnitude (Fiocruz, 2020, p. 17).  Tal fenômeno está vinculado à densidade demográfica, às condições de trabalho, a dificuldade de acesso à água e aos serviços de saúde, dentre outros fatores.

 

 

Publicado: 2021-12-19

EXPEDIENTE

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.52635

EDITORIAL

  • NEOFASCISMOS E RESISTÊNCIAS PARA ESPERANÇAR

    Luiz Augusto de Oliveira Gomes; Reginaldo Scheuermann Costa, Rodrigo Lima Ribeiro Gomes
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.52636

APRESENTAÇÃO

  • EDUCAÇÃO POPULAR, MERCANTILIZAÇÃO DA CIDADE E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

    Ana Paula Morel; Luiz Augusto de Oliveira Gomes; Reginaldo Scheuermann Costa
    6-9
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.52638

NÚMERO TEMÁTICO

  • PRÉ-VESTIBULARES POPULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUANTOS SÃO E QUAL PERFIL POSSUEM ESSES PROJETOS?

    Angela Cristina da Silva Santos
    10-31
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51660
  • EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA E LUTA POPULAR NA PRIMEIRA FAVELA UM BREVE HISTÓRICO DO PRÉ VESTIBULAR MACHADO DE ASSIS

    Guilherme Xavier de Santana
    32-46
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51495
  • ZUMBI DOS PALMARES: MORTE E VIDA DE UMA OCUPAÇÃO SEM-TETO NA ÁREA PORTUÁRIA DO RIO

    Pedro Freire
    47-65
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51602
  • FAMÍLIA ACIMA DE TUDO, COMUNIDADE ACIMA DE TODOS: MATRICENTRALIDADE NO MOVIMENTO COMUNITÁRIO COMO EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO E RESISTÊNCIA NO COMPLEXO DO ALEMÃO

    Caroline Lucena
    66-85
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51656
  • PANDEMIA E HISTÓRICO ABANDONO SOCIAL: FAVELAS SE AUTO ORGANIZAM COM OBJETIVO DE SALVAR VIDAS

    Gizele Martins
    86-93
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51609
  • EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PANDEMIA DA COVID-19: MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE MOVIMENTOS POPULARES

    Caio Oliveira
    94-110
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51508
  • “É COMO SE AQUI NÃO TIVESSE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA POR COVID-19 EM FAVELAS CARIOCAS.

    Fabiana Melo Sousa, Marcos Thimoteo Dominguez, Marize Bastos da Cunha
    111-125
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51657
  • ASPECTOS PARA A CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSINHO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR ALICERCE 23

    Alexandra Maciel Veiga, Mirian Letícia Mazzardo Dantas
    126-138
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51655
  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PERIFERIAS: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS DESAFIOS. REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS DESAFIOS.

    Andrea Monteiro Dalton, Eblin Farage
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51651
  • GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO PANDÊMICO E A INTENSIFICAÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS

    Brenda Ramalho
    148-161
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51640
  • COMO SERÁ O AMANHÃ? MÚSICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS COMPENSATÓRIAS.

    Alexandre Dias da Silva, Sinésio Jefferson Andrade Silva
    126-169
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51659
  • PROJETO SAÚDE HABITACIONAL CONTRIBUIÇÕES PRÁTICAS PARA MELHORIAS HABITACIONAIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA

    Cleuber da Silva Junior, Renan Grisoni, Ivan Rocha
    170-196
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51644
  • A DUSPUTA PELA EDUCAÇÃO NAS FAVELAS ANALISANDO A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN

    Lisia Cariello
    197-209
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51743
  • A A FRENTE PAPA GOIABA UM MOVIMENTO DE PROMOÇÃO AOS DIREITOS DA JUVENTUDE NEGRA EM NITERÓI SÃO GONÇALO

    Edvan Miranda Santana, Rubens Teixeira de Oliveira
    210-227
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51708