v. 11 n. 18 (2023): EDUCAÇÃO NA PANDEMIA III

					Visualizar v. 11 n. 18 (2023): EDUCAÇÃO NA PANDEMIA III

No dossiê "Dossiê Educação na Pandemia" somos desafiados a refletir sobre como mesmo durante uma pandemia e em meio a ascensão neofascista ainda é urgente compreender os meandros da ação do capital sobre a educação e construir alternativas. De tal maneira, ultrapassando uma visão liberal-formal, que encaixa a educação na condição de formadora de “cidadãos” funcionais ao sistema hegemônico, criando condições materiais e políticas para a construção de uma educação dedicada a formar dirigentes políticos e, desta forma, construir uma sociedade radicalmente democrática.

Publicado: 2023-11-04

NÚMERO TEMÁTICO

  • A ESCOLA EM TEMPO PANDÊMICO DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    Nicole Mieko Takada Moreti
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57521
  • A INTERCONEXÃO ENTRE SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AMBIENTAL: A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO DE PANDEMIAS

    Joziani Kuster, José Vicente Lima Robaina
    21-31
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57418
  • O PENSAMENTO URBANOCÊNTRICO: E UMA REALIDADE DISTINTA NO INTERIOR DO AMAZONAS

    Camila Louzada, Armando Brito da Frota Filho
    32-44
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57442
  • EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO E NEOCONSERVADORISMO AS COMPLEXIDADES E OS LIMITES DO ENSINO REMOTO

    Ingrid Gomes, Pâmela Esteves
    45-54
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57425
  • SOCIEDADE E POLÍTICA: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO PANDÊMICO

    Isadora Alves Roncarelli, Nilda Stecanela
    55-76
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57332
  • TECNOLOGIAS E O DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE A LEI DE NÚMERO 14.172/21 NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

    Douglas Silva Santos
    77-93
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57348
  • O O PROJETO AULA EM CASA NO AMAZONAS: A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

    Rosana Ramos de Souza, Cleize Mara Moreira Pessoa
    94-112
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57404
  • ANÁLISE PRELIMINAR DO IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA ÓTICA DE PROFESSORES DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL EM PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS

    Beatriz Souza de Sena dos Santos, Denilson Diniz Pereira
    113-131
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57392
  • AS FORÇAS DE TRABALHO E A PRODUTIVIDADE: UMA ANÁLISE DE MEMES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA

    Thatiana Muylaert
    132-142
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57096
  • OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

    Maria Jose de Castro Nunes, Willian Lazaretti da Conceição
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57238
  • SENTIMENTOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM RELAÇÃO À SUA PROFISSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO. SENTIMENTOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM RELAÇÃO À SUA PROFISSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO.

    Francisca Maria Coelho Cavalcanti, Maria Manoela Oliveira da Silva
    163-186
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57352

ARTIGOS

  • MENINAS VESTEM ROSA, MENINOS VESTEM AZUL E O CONSERVADORISMO VESTE FARDA: A AGENDA FAMILISTA NO GOVERNO BOLSONARO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO

    Raquel de Aragão Uchôa Fernandes, Mirella Cavalcante Vilar Lima
    187-208
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57415
  • LUTA E RESISTÊNCIAS DIÁLOGOS FEMINISTAS

    Fernando Santos Barbosa
    209-222
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.55715

RESENHAS