O LIVRO DIDÁTICO EM CIÊNCIAS: CONDUTOR DOCENTE OU RECURSO PEDAGÓGICO?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21048Abstract
Neste artigo apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida em setembro eoutubro de 2005 em uma sala de aula de 6a série de uma escola pública da região
noroeste do Paraná. O objetivo foi examinar, em uma situação de ensino de ciências, a
dinâmica argumentativa da professora/livro didático/alunos ou ethos/logos/pathos para
compreender como o livro era utilizado. Nossos resultados indicam que, na situação
estudada, o livro didático sobrepôs-se ao professor e aos alunos tornando a única voz da
dinâmica de comunicação em sala de aula.
Palavras-chave: argumentação, ensino de ciências, comunicação em sala de aula; livro
didático; ensino de nutrição das plantas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.