PROPOSTA E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB ENFOQUE CTS

Autores

  • Mylena Guedes Passeri Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21260

Resumo

Uma alfabetização científico-tecnológica ampliada inclui o entendimento das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e estimula um posicionamento mais informado frente aos problemas socioambientais. Neste trabalho, analisamos uma sequência didática aplicada a 30 alunos do Ensino Médio para abordar questões socioambientais com viés CTS. Percebe-se que a maioria dos estudantes declara ter interesse sobre questões ambientais e utilizam de meios digitais como fonte de informações. Além disso, a maior parte dos alunos admite que os atuais níveis de consumo não são sustentáveis. Porém, grande parte dessas respostas não apresenta argumentos ou estes não são bem desenvolvidos. Através de um levantamento das expectativas e atitudes ambientais dos estudantes, concluiu-se que o lixo foi o assunto mais mencionado. Por isso, temas vinculados a cadeia de extração, produção, consumo e descarte de bens foram planejados para serem mais aprofundados nos encontros posteriores.

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Biografia do Autor

Mylena Guedes Passeri, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Especialista em Ensino de Ciências pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela UERJ. Atua como professora de Ciências e Biologia no INSTITUTO VITÓRIA e na SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEEDUC) e como tutora à distância da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UERJ / Consórcio CEDERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como tutora jovem ministrando oficinas de educação ambiental vinculada ao ?Curso Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania? - promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ) com a chancela acadêmica da UERJ e financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e trabalhou nas seguintes instituições de ensino: COLÉGIO LEMOS DE CASTRO, COLÉGIO E CURSO INTELLECTUS e INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAp-UERJ). Atuou ainda como Orientadora no PROGRAMA ELOS DE CIDADANIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA E INTEGRADA DE ÁGUAS E FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA (SEA-RJ - UERJ - FECAM) e no PROGRAMA NAS ONDAS DO AMBIENTE (desenvolvido pelas mesmas instituições).

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Passeri, M. G., & Rocha, M. B. (2017). PROPOSTA E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB ENFOQUE CTS. Ensino, Saude E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21260

Edição

Seção

Artigos

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