The impact of stress/health and quality of life on teaching performance – comparative study between Portugal and Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Keywords:

assessment criteria of teaching performance;, stress;, health;, quality of life;, motivation

Abstract

The Assessment Criteria of Teaching Performance is an important tool for schools and teachers, as it promotes professional development, motivation of the teaching staff and reflection on practice. Understanding that the performance of teachers can be affected by several factors, this study aimed to investigate the impact of stress / health and quality of life on teaching activity. To this end, interviews were conducted with 30 teachers from two private education institutions in Portugal and Brazil. From the responses, categories were created in the light of Content Analysis. The results indicate that most teachers recognize the impact that stress has on their practices, 27 of the respondents, and, it indicates that students' work  (nine teachers) and indiscipline (14 teachers) are the main agents that trigger loss of quality of life. Therefore, this study contributes to a reflection on the importance of thinking about strategies to improve the quality of life of teachers

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Miguel Marques da Costa, Universidade de Lisboa/Externato Séneca, Lisboa

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), no CEFET/RJ. Licenciado em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Mestre em Ensino da Física e da Química, também pela Universidade do Porto. Pós-Graduação e Mestrado em Administração Escolar pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Professor das disciplinas de Física, Química e Ciências do Ambiente no terceiro ciclo do ensino básico (ensino fundamental) e no ensino secundário (ensino médio). Coordenador do Projeto Espaços Educativos Inovadores e Sala de Aula do Futuro e desenvolve investigação na área das novas metodologias de ensino. Embaixador Scientix, Comunidade para a Educação Científica na Europa, pela European Schoolnet em representação da Comissão Europeia. Embaixador Owlypia - The Intellectuals' Challenge. Microsoft Innovative Educator Expert (MIE Expert). Foi candidato finalista ao prémio Global TeacherPrize, um prémio internacional, promovido pela Fundação Varkey, reconhecido como o ?Nobel da Educação? para professores. 

Generosa do Nascimento, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa

Doutorada em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do ISCTE-IUL. É Diretora do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde e da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde do ISCTE Executive Education. As áreas de investigação são a Gestão de Serviços de Saúde e de Gestão Estratégica de Pessoas. Foi membro de Conselhos de Administração (ou assessora) e possui longa experiência em consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Serviços de Saúde e Mudança Organizacional em organizações, privadas, públicas e economia social, de diferentes setores de atividade.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

References

AEDO, Raul; GARCIA, Pedro; FRADAGA, Elianis. El aprendizaje con el uso de las nuevas tecnologias de la información e las comunicaciones. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-9, 2001. https://doi.org/10.35362/rie2512912

ARAÚJO, Lilian Maria Badaró Ferreira; SOUSA, Rosânia Rodrigues de. O adoecimento psíquico de professores da rede pública estadual: perspectiva dos docentes. XXXVIII Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_GPR2266.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

ARONSSON, Gunnar; SVENSSON, Lennart; GUSTAFSSON, Klas. Unwinding, recuperation and health among compulsory school and high school teachers in Sweden. International Journal of Stress Management, v. 10, p. 217-234, 2003. https://doi.org/10.1037/1072-5245.10.3.217

ARRANCA, Agostinho. Inevitabilidade ou Estratégia?. In: FIALHO, Isabel; VERDASCA, José; CID, Marília e FAVINHA, Marilia (orgs.), Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas. Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, pp. 235-252, 2014. Disponível em https://www.rdpc.uevora.pt/handle/10174/11930 Acesso em: 1 ago. 2020.

BARDIN, Laurence. L’ Analyse de contenu. Editora: Presse Universitaires de France, 1977.

BENMANSOUR, Naima. Job satisfaction, stress and coping strategies among Moroccan high school teachers. Mediterranean Journal of Educational Studies, v. 3, p. 13-33, 1998. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/83022488.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

BRUM, Liliani; AZAMBUJA Cati; REZER João. Qualidade de vida dos professores da área de ciências em escola pública do Rio Grande do Sul. Trabalho Educação e Saúde, v. 10, n. 1, p. 125-145, 2012. https://doi.org/10.1590/S1981-77462012000100008

CHAPLAIN, Roland P. Stress and psychological distress among trainee secondary teachers in England. Educational Psychology, v. 28, p. 195-209, 2008. https://doi.org/10.1080/01443410701491858

CORREIA, Tânia; GOMES, António Rui; MOREIRA, Susana Maria do Nascimento Horta. Stress ocupacional em professores do ensino básico: Um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais. In C. Nogueira, I. Silva, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Sampaio, M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa: Associação Portuguesa da Psicologia, p. 1477-1493, 2010. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/55611229.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

COSTA, Maria Luísa Henriques. Stress docente e hábitos de vida. Tese de Mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011. Disponível em https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9090/1/ulfpie044661_tm.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

COSTA, Pedro Miguel Marques da. A Avaliação de Desempenho Docente no Ensino Particular e Cooperativo, em Portugal e no Brasil – Estudo de caso. Dissertação de Mestrado. ISCTE – Instituto Universitário da Universidade de Lisboa, 2019. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/19707/1/Master_Pedro_Marques_Costa.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

COSTA, Pedro Miguel Marquesa da; ROCHA, Marcelo Borges. A utilização do CBRTM nas aulas de Física – uma abordagem ao movimento. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, n. 25, p. 1-13, 2018. Disponível em http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/07/Art3-vol.25-Junho-2018.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

CRUZ, José Fernando. Stress e crenças irracionais nos professores, 1989. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/21930 Acesso em: 1 ago. 2020.

DANIELS, Jeffrey A.; BRADLEY, Mary C.; HAYS, Mary. The impact of school violence on school personnel: Implications for psychologists. Professional Psychology: Research and Practice, v. 38, n. 6, p. 652-659, 2007. https://doi.org/10.1037/0735-7028.38.6.652

ESTRELA, Maria Teresa. Viver e Construir a Profissão Docente. Porto: Porto Editora, 1997.

FERREIRA, Mário César; FERREIRA, Amarílio Jr. Sindicalismo, saúde e segurança no trabalho: Desafios na escola pública Brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 433-446, 2012. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.219

FRASQUILHO, Maria Antónia; GUERREIRO, Nuno. Stress, Depressão e Suicídio. Lisboa: Coisas de Ler Edições, 2009.

GOMES, António Rui et al. Stress, avaliação cognitiva e burnout: Um estudo com professores do ensino superior. Revista Sul Americana de Psiciologia, v. 1, n. 1, p. 6-26, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2318-650X2013000100002 Acesso em: 1 ago. 2020.

JARDIM, Renata; BARRETO, Sandhi; ASSUNÇÃO, Ada. Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Caderno Saúde Pública, v. 23, n. 10, p. 2439-2461, 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001000019

KYRIACOU, Chris; SUTCLIFF, John. Teacher stress: a review. Educational Review, p. 229-306, 1997. https://doi.org/10.1080/0013191770290407

MARCHETTI, Júlia Rossetto; BUSNELLO, Grasiele Fátia; KOLHS, Marta. Agravos à saúde do professor relacionado ao trabalho: revisão de literatura. Revista UNINGÁ Review, v. 25, n. 3, p. 71-74, 2016. Disponível em https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782 Acesso em: 1 ago. 2020.

MIRANDA, Julio K.; CASAGRANDE, Juliane; ALVES, Mirela; BORTELLA, Bruna; OLIVEIRA, Tiane M.; STURMER, Giovani. Estretágia de Saúde voltada a qualidade de vida de professores, comunicação apresentada no XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Brasil, 2012.

NASCIMENTO, Generosa; PEREIRA Alexandra. A gestão e avaliação de desempenho, Gestão de Recursos Humanos para Gestores. Lisboa: Editora RH, 2015.

NEVO, Davi. School-based evaluation: A dialogue for school improvement. Oxford: Pergamon, 135, 1995.

NOGUEIRA, Flávia Maria de Barros; LAMBERTUCCI, Antonio Roberto. O SNE e o cuidado com a saúde para a valorização do educador. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 355-364, 2012. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.215

PINTO, Alexandra Marques. Burnout profissional em professores portugueses: Representações sociais, incidência e preditores. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2000. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/11328 Acesso em: 1 ago. 2020.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1999.

ROGERSON, Jemma; DOOD, Barbara. Is there an effect of dysphonic teachers voices on children’s processing of spoken language. J Voice, v. 19, n. 1, p. 47-60, 2005. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2004.02.007

ROYER, Égide. What Galileo knew: School violence, research, effective practices and teacher training. Journal of Educational Administration, v. 41, p. 640-649, 2003. http://dx.doi.org/10.1108/09578230310504634

SANN, Uli. Job conditions and wellness of German secondary school teachers. Psychology and Health, v. 18, p. 489-500, 2003. http://dx.doi.org/10.1080/08870440308134

SEBARROJA, Jaume. A aventura de inovar - A mudança na escola. Coleção Currículo, Políticas e Práticas, Porto: Porto Editora, 2001.

TOSTES, Maiza Vaz; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de; SILVA, Marcelo José de Souza e; PETTERLE, Ricardo Rasmussen. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 87-99, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/wjgHn3PzTfsT5mQ4K8JcPbd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 1 ago. 2020.

Published

2022-08-10

How to Cite

Costa, P. M. M. da, Nascimento, G. . do, & Rocha, M. B. (2022). The impact of stress/health and quality of life on teaching performance – comparative study between Portugal and Brazil. Teaching, Health and Environment, 15(1), 175-195. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>