O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUE DIZEM FAZER/TER UMA HORTA?

Autores/as

  • ANGELICA COSENZA PROFESSORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFJF
  • Jaqueline Cerqueira Araújo Bolsistas Iniciação Científica, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Mariana Sell de Miranda Ferraz Bolsistas Iniciação Científica, Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28264

Resumen

O foco do presente artigo está em discutir sentidos sobre usos e finalidades das hortas nas escolas públicas estaduais de Juiz de Fora, MG, bem como suas implicações à educação ambiental. O estudo se baseia em um levantamento, produzido entre os anos de 2016 e 2017, das escolas estaduais locais que possuíam hortas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, produtores de práticas educativas relacionadas às hortas, objetivando aprofundar o olhar sobre o uso pedagógico destas. Utilizamos como referencial teórico metodológico os Estudos Críticos do Discurso, com base em Norman Fairclough. Os resultados mostram a ausência de um viés contra-hegemônico na construção discursiva da educação ambiental praticada nas hortas, uma vez que se sustenta por representações conservadoras cuja prevalência consiste no apagamento de injustiças e conflitos socioambientais, bem como de seus atores, nas relações que se estabelecem com o alimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ANGELICA COSENZA, PROFESSORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFJF

Sou professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possuo graduação em Ciências Biológicas (1998) e Mestrado em Educação (2004) pela UFJF. Sou doutora em Educação em Ciências e Saúde (2014) pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, tendo cumprido também parte de minha formação doutoral (2013) na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (UAB). Atuo como professora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia" (NEC/UFJF), onde coordeno o GEA- Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental. Atualmente também atuo como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF (mestrado e doutorado acadêmicos)

##submission.downloads##

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

COSENZA, A., Araújo, J. C., & Ferraz, M. S. de M. (2020). O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUE DIZEM FAZER/TER UMA HORTA?. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 13(2). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28264

Número

Sección

Artigos