La enseñanza y la pandemia de COVID-19: reflexiones esenciales sobre el impacto emocional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a55061

Palabras clave:

educación, profesor, salud mental, COVID-19

Resumen

En 2020, la Organización Mundial de la Salud (OMS) declaró la pandemia del coronavirus (COVID-19). Desde entonces, la vida de las personas ha cambiado, siendo la educación una de las áreas más afectadas. Realizar una revisión reflexiva de los artículos publicados sobre los impactos emocionales de la enseñanza a distancia durante la pandemia de COVID-19. Se trata de una revisión reflexiva de artículos publicados en los últimos cinco años en tres bases de datos diferentes: el Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), la Biblioteca Nacional de Medicina de los Estados Unidos (NLM) - PubMed y SciVerse Scopus (SCOPUS). Se encontraron treinta artículos y se filtraron hasta doce, que se leyeron en su totalidad.  Se encontraron desafíos impuestos por aspectos sociales, políticos, económicos y sanitarios, así como la exigencia de que los profesores aceleren el desarrollo de competencias en el uso de herramientas tecnológicas y el aumento de la carga de trabajo, que han desencadenado impactos emocionales en los docentes. En conclusión, la profesión docente se ve acosada por retos inherentes a la pandemia, y se ha identificado la oportunidad de potenciar la reflexión sobre las prácticas pedagógicas con el diálogo entre pares.

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Biografía del autor/a

Marcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Psicóloga. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde/MPES, Universidade Federal Fluminense-UFF. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC. Especialização em Orientação Educacional. Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica em Alfabetização, Leitura e Escrita. Integrante do grupo de pesquisa – Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Atuou na concepção/execução da pesquisa e na construção/redação do texto e revisão de normas.

Marilei de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil / Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil

Psicóloga. Doutora. Professora Adjunta da Universidade de Vassouras. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde/MPES – Universidade Federal Fluminense – UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). É Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS. Atuou no delineamento da pesquisa e revisão do texto.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Enfermeira. Doutora. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense – UFF de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde/MPES – Universidade Federal Fluminense-UFF. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde (Nupeccs). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Atuou no delineamento da pesquisa e revisão do texto.

Fabiana Ramos Vargas, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem–Mestrado Profissional Ensino na Saúde/MPES, Universidade Federal Fluminense – UFF. Enfermeira da Secretaria de Saúde de Vassouras. Integrante do grupo de pesquisa – Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Atuou na execução da pesquisa e construção do texto.

Samyama Monteiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Socióloga. Doutoranda do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal Fluminense-UFF. Mestre em Sociologia. Docente na Universidade de Vassouras e na Faculdade de Ciências Médicas de Maricá - FACMAR. Atuou na execução da pesquisa e construção do texto.

Brenda da Silva França, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil / Centro Especializado em Reabilitação Pestalozzi, Vassouras, RJ, Brasil

Enfermeira pela Universidade de Vassouras. Enfermeira no Centro Especializado em Reabilitação Pestalozzi. Integrante do grupo de pesquisa – Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Atuou na execução da pesquisa e construção do texto.

Citas

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Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Moccellin, M. C., Tavares, M. de M., Tavares, C. M. de M. ., Vargas, F. R. ., Monteiro, S. ., & França, B. da S. . (2024). La enseñanza y la pandemia de COVID-19: reflexiones esenciales sobre el impacto emocional. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 17, Publicado em 29/11/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a55061

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