Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971Palavras-chave:
formação de professores de ciências e biologia, educação ambiental, EPEAResumo
Este artigo teve como proposta a busca por artigos publicados nos Anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Ressaltamos a relevância do evento para o campo de pesquisa em Educação Ambiental, uma vez que dentre seus objetivos, está a de traçar uma discussão, analisar e divulgar as pesquisas, além de um aprofundamento teórico e metodológico no campo. Realizamos um levantamento de área dos trabalhos publicados nos Anais das dez edições do EPEA –as buscas partiram desde a primeira edição em 2001, até a décima edição em 2019. Observamos algumas tendências que emergiram da leitura dos trabalhos, tais como a Educação Ambiental no currículo da formação docente em Ciências e Biologia e os saberes e sentidos relacionados à Educação Ambiental de licenciandos e docentes. A partir das análises dos trabalhos, percebemos uma vertente ainda muito forte nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no que se refere a Educação Ambiental, principalmente no que diz respeito a atenção dada a questões ecológicas. Assim, devemos considerar a Educação Ambiental em sua forma integradora, transversal e que promova a reflexão de forma a dialogar com múltiplas dimensões e saberes.
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