Processo de Construção e Elaboração de Vídeos Educativos sobre Meditação Adaptada da Mente Plena (Mindfulness) para a Comunidade como Estratégia para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a57157Palavras-chave:
meditação, mente plena, práticas integrativas, promoção da saúde, vídeo educativoResumo
Durante dois anos vivemos momentos traumáticos por conta da pandemia da COVID-19 e diversos sintomas psicoemocionais, como a ansiedade, o estresse e a depressão, intensificaram-se durante esse período, especialmente por conta do isolamento social estabelecido pelas autoridades maiores para o controle e a prevenção da doença. No entanto, buscar formas de intervenção para ajudar no declínio desses casos foi um grande desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram uma excelente estratégia de promoção e educação em saúde para amenizar esses sintomas. Logo, este artigo tem por objetivo descrever todo o planejamento operacional para a elaboração dos vídeos educativos sobre a meditação adaptada da mente plena (mindfulness) como prática educativa na melhoria da qualidade de vida e saúde dos líderes comunitários (LC), parceiros do projeto Plataforma de Saberes (PPS), e seus pares, durante o período da pandemia do novo coronavírus.
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