Processo de Construção e Elaboração de Vídeos Educativos sobre Meditação Adaptada da Mente Plena (Mindfulness) para a Comunidade como Estratégia para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a57157

Palabras clave:

meditação, mente plena, práticas integrativas, promoção da saúde, vídeo educativo

Resumen

Durante dois anos vivemos momentos traumáticos por conta da pandemia da COVID-19 e diversos sintomas psicoemocionais, como a ansiedade, o estresse e a depressão, intensificaram-se durante esse período, especialmente por conta do isolamento social estabelecido pelas autoridades maiores para o controle e a prevenção da doença. No entanto, buscar formas de intervenção para ajudar no declínio desses casos foi um grande desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram uma excelente estratégia de promoção e educação em saúde para amenizar esses sintomas. Logo, este artigo tem por objetivo descrever todo o planejamento operacional para a elaboração dos vídeos educativos sobre a meditação adaptada da mente plena (mindfulness) como prática educativa na melhoria da qualidade de vida e saúde dos líderes comunitários (LC), parceiros do projeto Plataforma de Saberes (PPS), e seus pares, durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Rosa Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Professor de Oratória, coordenador e professor da Especialização em Voz da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Ana Cristina da Costa Martins, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Coordenadora do curso de graduação do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do curso de pós-graduação em Otorrinolaringologia (PUC-Rio) e Chefe de disciplina e professora de Otorrinolaringologia da Faculdade Estácio de Sá.

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pós-Doutorado em Estudos sobre Ciência e Sociedade pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Pesquisa Clínica em Epidemiologia e Tecnologias Inovadoras em Saúde. Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Citas

BEHAN, Caragh. The benefits of meditation and mindfulness practices during times of crisis such as COVID-19. Irish Journal of Psychological Medicine, v. 37, n. 4, p. 256-258, 2020. http://doi:10.1017/ipm.2020.38.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2411-2421, June 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2016. Disponível em: https://www.abap.com.br/wp-content/uploads/2021/06/pesquisa-brasileira-de-midia-2016.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 702, de 21 de março de 2018. Incluídas no Sistema Único de Saúde novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Diário Oficial da União, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt0702_22_03_2018.html. Acesso em 15 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde regulamenta condições de isolamento e quarentena. Mar. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46536-saude-regulamenta-condicoes-de-isolamento-e-quarentena. Acesso em: 11 set. 2022.

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lanceta, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8.

BUSS, Paulo. Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde coletiva, v. 5, n.1, p.163- 77, 2000. https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014.

CANAL SAÚDE. Líderes Comunitários e Saúde. Mai 2017. Disponível em: https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/lideres-comunitarios-e-saude-SDC-0390. Acesso em: 11 set. 2022.

CARVALHO, Sérgio Resende. Os múltiplos sentidos da categoria" empowerment" no projeto de Promoção à Saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 1088-1095, 2004. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000400024.

CHADI, Nicholas et al. Mindfulness-Based interventions for adolescents: time to consider telehealth. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 26, n. 3, pág. 172-175, 2020. https://doi.org/10.1089/acm.2019.0302.

CORRÊA, Cinthia Andriota et al. Níveis de estresse, ansiedade, depressão e fatores associados durante a pandemia de COVID-19 em praticantes de Yoga. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1-7, 2020. https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0118.

CRUZ, Perola Liciane Baptista; SAMPAIO, Sueli Fátima. As práticas terapêuticas não convencionais nos serviços de saúde: revisão integrativa. Revista de APS, v. 19, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15685/8215. Acesso em: 25 nov. 2022.

DEMARZO, Marcelo Marcos Piva. Mindfulness e Promoção da Saúde. RESC, v. 2, n. 3, Mar. 2015. Disponível em: https://saudenacomunidade.wordpress.com/2015/03/03/resc2015-e82/. Acesso em: 27 set. 2022.

FLEMING, Susan E.; REYNOLDS, Jerry; WALACE, Barba. Lights… camera… action! a guide for creating a DVD/video. Nurse Educ., v. 34, n. 3, pág. 118-121, 2009. https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e.

GOTINK, Rinske A. et al. Standardised Mindfulness-Based Interventions in Healthcare: An Overview of Systematic Reviews and Meta-Analyses of RCTs. Veves A, ed. PLoS ONE. v. 10, n. 4, e0124344, 2015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0124344.

HERKENHOFF, Maria Beatriz Lima. O papel do líder comunitário. Vitória, Secretaria de Produção e Difusão Cultura/UFES, 1995.

HOSSAIN, Md Mahbub; SULTANA, Abida; PUROHIT, Neetu. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: A systematic umbrella review of the global evidence. Epidemol. Health, v. 42, p. 1-11, 2020. https://doi.org/10.4178/epih.e2020038.

IVANOVSKI, Belinda; MALHI, Gin S. The psychological and neurophysiological concomitants of mindfulness forms of meditation. Acta Neuropsychiatr, v. 19, n. 2, p. 76-91, 2007. https://doi.org/10.1111/j.1601-5215.2007.00175.x.

JAM, Sara et al. The Effects of Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Program in Iranian HIV/AIDS Patients: A Pilot Study. Acta Medica Iranica, v. 48, n. 2, p. 101-106, Apr. 2010. Disponível em: https://acta.tums.ac.ir/index.php/acta/article/view/3658/3633. Acesso em: 22 set. 2022.

LIMA, Carlos Kennedy Tavares et al. The emotional impact of Coronavirus 2019- nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry Research, v. 287, n. 1, p. 1-2, 2020. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112915.

MARTINS, Priscila Gomes et al. Conhecimento popular e utilização das práticas integrativas e complementares na perspectiva das enfermeiras. J. nurs. health, v. 11, n. 2, p. 2111219495-2111219495, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/19495. Acesso em: 16 mai 2022.

MOURA, Maria Aparecida. Cultura informacional, redes sociais e lideranças comunitárias: uma parceria necessária. In: MOURA, M. A. (Org.). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2011, p. 53-57.

PEREIRA, Tiago Rosa. Contribuição dos Profissionais de Saúde e Pacientes para a Elaboração de Material Educativo Audiovisual sobre as Doenças Infecciosas Granulomatosas das Vias Aéreo-Digestivas Superiores. 2015. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27062. Acesso em: 18 mar. 2022.

PINHEIRO, Daniel Rodrigues de Carvalho; BORGES, Ricardo Cesar de Oliveira. A importância da liderança comunitária no processo de desenvolvimento local. Revista GeoUECE - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 1, n 1, p. 78-94, dez. 2012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7059/5910. Acesso em: 09 abr. 2022.

POLIT, Denise F.; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

RAMÍREZ-ORTIZ, Jairo et al. Consecuencias de la pandemia COVID-19 en la Salud Mental asociadas al aislamiento social. SciELO Preprints, 1, 1–21, 2020. https://doi.org/10.1590/SCIELOPREPRINTS.303.

REIS-FILHO, José Amorim; QUINTO, Danilo. COVID-19, social isolation, artisanal fishery and food security: How these issues are related and how important is the sovereignty of fishing workers in the face of the dystopian scenario. SciELO Preprints, 1–26, 2020. https://doi.org/10.1590/SCIELOPREPRINTS.54.

REYES, Andrew Thomas et al. Testing the acceptability and initial efficacy of a smartphone-app mindfulness intervention for college student veterans with PTSD. Archives of Psychiatric Nursing, v. 34, n. 2, p. 58–66, 2020. https://doi.org/10.1016/j.apnu.2020.02.004.

REYES, Andrew Thomas. A Mindfulness Mobile App for Traumatized COVID 19 Healthcare Workers and Recovered Patients: A Response to “The Use of Digital Applications and COVID 19”. Community Ment Health J, v. 56, p. 1204–1205, 2020. https://doi.org/10.1007/s10597-020-00690-9.

RODRIGUEZ-MORALES, Alfonso J. et al. COVID-19 in Latin America: The implications of the first confirmed case in Brazil. Travel Medicine and Infectious Disease, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101613.

SCHALL, Virgínia Torres. A prevenção de DSTs/AIDS e do uso indevido de drogas a partir da pré-adolescência: uma abordagem lúdico-afetiva. In: ACSELRAD, G. (Org.). Avessos do prazer: drogas, AIDS e direitos humanos. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2000, p.231-257.

SOUZA, Claudia Teresa Vieira. "Cuidar em tempos da Covid-19": ciência, saúde e comunicação com o envolvimento e participação da comunidade. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 27 Mai 2021. Entrevista a Paula Gonçalves. Disponível em: https://www.ini.fiocruz.br/cuidar-em-tempos-da-covid-19-ci%C3%AAncia-sa%C3%BAde-e-comunica%C3%A7%C3%A3o-com-o-envolvimento-e-participa%C3%A7%C3%A3o-da. Acesso: 16 jun. 2022.

TUGADE, Michele M.; FREDRICKSON, Barbara L. Resilient individuals use positive emotions to bounce back from negative emotional experiences. J Pers Soc Psychol., v. 86, n. 2, p. 320-333, 2004. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-3514.86.2.320.

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção Plena: Mindfulness - Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

ZANON, Cristian et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estud. psicol., Campinas, v. 37, e200072, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200072.

##submission.downloads##

Publicado

— Actualizado el 2023-10-23

Cómo citar

Pereira, T. R., Martins, A. C. da C. ., & Souza, C. T. V. de. (2023). Processo de Construção e Elaboração de Vídeos Educativos sobre Meditação Adaptada da Mente Plena (Mindfulness) para a Comunidade como Estratégia para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 16, Publicado em 23/10/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a57157

Número

Sección

Artigos