Dos Parâmetros Curriculares Nacionais aos Temas Contemporâneos Transversais: o ensino de sexualidade sob o domínio da “Escola Sem Partido”
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a57732Palavras-chave:
sexualidade, currículo, temas contemporâneos transversaisResumo
O presente artigo tem como objetos de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que diz respeito à problematização curricular dos conteúdos sobre sexualidade, a forma como a sexualidade é apresentada nos PCNs, quais avanços e/ou retrocessos a temática sofreu após a promulgação da BNCC. O artigo também visa investigar a postura conservadora do movimento Escola Sem Partido e a atuação no combate às questões de gênero e diversidade sexual na aprovação da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia utilizada no presente estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de análise bibliográfica e documental, utilizando como referencial de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Os dados foram agrupados e analisados segundo pressupostos da Análise de Livre Interpretação (ALI).
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- 2023-10-23 (2)
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