Popular education as instrument for resistance and formation in the MST educational project 

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40984

Keywords:

popular education, fight for the land, collectivity, resistance

Abstract

Popular education is an important instrument which establishes processes for the formation and consolidation of the history of Brazilian education. The right and access to public education which is free, secular and has quality have their roots in the popular claims and resistance against liberalism in different periods of history. Resistance alternatives are built collectively using community mobilization strategies to do the groundwork. This article aims to share ideas of the social and collective praxis of education of the Movimento dos Sem Terra (MST)- Landless People Movement. According to this movement, education is part of political organization and resistance in defense of Country People Education: teachers and educators resist in order to show that country is a place of life, knowledge and wisdom. The defense of public policies to ensure free and secular education in which quality is a historical claim of the working class and must be always in action. The organization of educational workers is required for the collective and social praxis in order to construct another educational project.

Downloads

Author Biography

Márcia Mara Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Márcia Mara Ramos Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Mestra em Educação pelo programa de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil" - Histedebr - UNICAMP. Especialista em Trabalho, Educação e Movimento Sociais - EPSJV/FIOCRUZ; Licenciada em Educação do Campo, na área de Ciências Sociais e Humanidades, com habilitação em Docência interdisciplinar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - UFMG; Atualmente, integra a Área de Concentração: Educação, Infância e Juventude. Linha de Pesquisa: Infância e saberes Docente. Atua como Professora/educadora Pesquisadora em Educação - Educação do Campo e infâncias do Campo nas áreas de assentamentos e acampamentos de reforma agrária.

References

ALENTEJANO, Paulo; CORDEIRO, Tássia. 80 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas em 21 anos. Brasil de fato, 29 nov. 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/11/29/artigo-or-80-mil-escolas-no-campo-brasileiro-foram-fechadas-em-21-anos. Acesso em: 25 jan. 2020.

ALVES, Isabela. Agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos por brasileiros. Observatório do Terceiro Setor, 30 abr. 2019. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentos-consumidos-por-brasileiros/. Acesso em: 18 fev. 2020.

ALVEAR, Alex. De donde vengo. Tv Cultura y Patrimônio Ecuador. Dirección: Christian Valencia. Producción: Lola Guevara, Dayana Mestanza y Christian Valencia. Youtube. 16 jun. 2015. 3min12s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vhipjc2sGP8. Acesso em: 14 out. 2019.

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS EXPOSTOS AO AMIANTO. Perigo: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. G1, 21 dez. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/apreaa/noticia/perigo-o-brasil-e-o-maior-consumidor-de-agrotoxicos-do-mundo.ghtml. Acesso em: 13 nov. 2019.

BARBOSA, Marcos. Educadores se posicionam contra despejo do Centro de Formação Paulo Freire. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), 19 set. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/09/19/educadores-se-posicionam-contra-despejo-do-centro-de-formacao-paulo-freire/. Acesso em: 22 dez. 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DINIZ, Lília. O miolo de pote da cacimba de beber. Imperatriz, MA: Edição do autor, 2017.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2012.

JIMÉNEZ, Carla. Extrema pobreza sobe e Brasil já soma 13,5 milhões de miseráveis. El país, 6 nov. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/06/politica/1573049315_913111.html. Acesso em: 17 jan. 2020.

MANCEBO, Deise. Contemporaneidade e efeitos de subjetivação. In: BOCK, Ana Mercês Bahia (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003. p. 75-92.

MARINHO, Gustavo. “Pela vida e por direitos”: Jornada da Juventude defende a educação pública. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), 4 ago. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/08/04/pela-vida-e-por-direitos-jornada-da-juventude-defende-a-educacao-publica/. Acesso em: 20 nov. 2019.

MEDEIROS, Catiana de. Encontro discute a resistência ativa em escolas públicas do RS. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), 1 nov. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/11/01/encontro-discute-a-resistencia-ativa-em-escolas-publicas-do-rs/. Acesso em: 2 jan. 2020.

MST. Secretária Nacional do MST. Cartilha Programa Agrário do MST. VI São Paulo, 2014. Disponível em: https://mstbrasilien.de/wp-content/uploads/2014/02/Cartilha-Programa-agr%C3%A1rio-do-MST-FINAL.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

PELO direito à literatura nas escolas do campo. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Youtube. 17 sept. 2019. 6min56s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gyxNzgBjX3Q. Acesso em: 21 jan. 2020.

ROSSLER, João Henrique. A educação como aliada da luta revolucionária pela superação da sociedade alienada. In: DUARTE, Newton. (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 75-98.

TAIGUARA. Que as crianças cantem livres. Youtube, 7 abr. 2016. 3min5s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oEFPRTD6I44. Acesso em: 12 out. 2019.

TIERRA, Pedro. Fala da Terra. Dados e textos sobre a Luta pela Terra e a Reforma Agrária – Poesia. Modificado em: 29 abr. 2014. Disponível em: http://www.mstemdados.org/sites/default/files/A%20fala%20da%20terra%20-%20Pedro%20Tierra.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

Published

2020-07-01

How to Cite

RAMOS, M. M. Popular education as instrument for resistance and formation in the MST educational project . Fractal: Journal of Psychology, v. 32, n. esp, p. 233-238, 1 Jul. 2020.

Issue

Section

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia