A GORDOFOBIA EM QUESTÃO:

DOS ESTIGMAS À REDUÇÃO DE DANOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE

Auteurs-es

  • Revista Aleph Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60499

Mots-clés :

gordofobia, educação, práticas

Résumé

A gordofobia é uma discriminação presente em todos os ambientes. Resultante de diversos fatores, também filiada aos esforços de uma indústria cultural preocupada em disseminar a superioridade do corpo não gordo, ampliando os estigmas do corpo gordo e promovendo ações de bullying. Está presente em nossa sociedade há alguns anos, porém, pouco discutido, principalmente nas escolas. Assim, o objetivo desse trabalho é discutir a importância do tema gordofobia nas aulas de Ciências e Biologia a partir dos pressupostos teóricos da Redução de Danos. Este artigo articula referenciais do campo do ensino-aprendizagem para pensar em um debate mais acolhedor e emancipatório, com o intuito de repensar os estigmas acerca do corpo gordo e potencialidades e desafios do debate nas escolas.

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Références

Revista Aleph

Publié-e

2023-11-22

Comment citer

Aleph, R. (2023). A GORDOFOBIA EM QUESTÃO: : DOS ESTIGMAS À REDUÇÃO DE DANOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE. RevistAleph, 1(40). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60499