CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS, LUTA DE CLASSES E IMPOSSIBILIDADE DE UM “SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO” UNITÁRIO

Autores

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127

Resumo

O artigo aponta como eixo central da análise a íntima conexão entre formação de professores e formação da classe trabalhadora, o que exige reconhecer como os que controlam as forças produtivas trabalharam, na formação social brasileira, para estruturar objetivamente a formação da classe trabalhadora por ramos de produção. Neste âmbito, abre-se a polêmica sobre a impossibilidade de um “Sistema Nacional de Educação” em relações de produção marcadas pela acirrada concentração de forças produtivas e da luta de classes.

Palavras-chave: Capitalismo; formação social brasileira; formação; classe trabalhadora; professores.

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Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da FACED UFBA. Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora em Filosofia e História da Educação.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2023). CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS, LUTA DE CLASSES E IMPOSSIBILIDADE DE UM “SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO” UNITÁRIO. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127