PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63299Resumo
Este artigo se propõe a examinar as percepções dos docentes do Centro Acadêmico do Agreste e do Centro Acadêmico de Vitória sobre as especificidades dos campi interiorizados da Universidade Federal de Pernambuco, considerando as potencialidades e dificuldades do interior, as relações estabelecidas com o campus sede, bem como a promoção de medidas institucionais de reparação das desigualdades existentes. Para tanto, utilizamos a abordagem marxista e recorremos à pesquisa de campo, mediante aplicação de questionários Google Forms, com 22 professores das unidades interiorizadas da instituição.
Palavra-chave: Interiorização universitária federal; governos Lula da Silva e Dilma Rousseff; Universidade Federal de Pernambuco; trabalho docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: < L10260compilado (planalto.gov.br)>. Acesso em: 19.05.2024.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP/MEC, 2017. Disponível em: < notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf (inep.gov.br)>. Acesso em: 11 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. Brasília, DF: MEC, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012. Brasília, DF: MEC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: < Lei nº 11.096 (planalto.gov.br)>. Acesso em: 19.05.2024.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob; REIS, Luiz Fernando Reis; GUIMARÃES, André Rodrigues. Dívida pública e financiamento da educação superior no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.13-14. Epub 02-Jan-2018.
CISLAGHI, Juliana Fiuza. Precarização e superexploração do trabalho docente: a expansão das matrículas e o aumento da relação professor/aluno. Universidade e Sociedade, DF, ano XX, nº 47, p. 165-174, fevereiro de 2011.
COÊLHO, Luciana Zacharias Gomes Ferreira. Expansão da educação superior: um estudo sobre trabalho docente no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (2006-2012). Uberlância: UFU, 2015. 176f. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlância, Uberância, 2015.
COSTA, Max. Más condições de trabalho afastam docentes dos campi do interior. In: SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES-SN. Dossiê Nacional Precarização: Precarização das condições de trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013.
FIALHO, Nadia Hage. Universidade Multicampi. Brasília: Autores Associados: Plano Editora, 2005.
RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; LÉDA, Denise Bessa; SILVA, Eduardo Pinto e. A expansão da educação superior pública e suas implicações no trabalho docente. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 147-174, jan./abr. 2015.
SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES-SN. Dossiê Nacional Precarização: Precarização das condições de trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013a.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES-SN. Dossiê Nacional Precarização: Precarização das condições de trabalho II. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013b.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Anuário estatístico UFPE 2019 – Base 2018. Recife: UFPE, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.