PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63299

Resumo

Este artigo se propõe a examinar as percepções dos docentes do Centro Acadêmico do Agreste e do Centro Acadêmico de Vitória sobre as especificidades dos campi interiorizados da Universidade Federal de Pernambuco, considerando as potencialidades e dificuldades do interior, as relações estabelecidas com o campus sede, bem como a promoção de medidas institucionais de reparação das desigualdades existentes. Para tanto, utilizamos a abordagem marxista e recorremos à pesquisa de campo, mediante aplicação de questionários Google Forms, com 22 professores das unidades interiorizadas da instituição.

Palavra-chave: Interiorização universitária federal; governos Lula da Silva e Dilma Rousseff; Universidade Federal de Pernambuco; trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatianne Amanda Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação e Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Serviço Social. Assistente social da UFPE, Campus de Caruaru (PE). Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/3193940723617058>. E-mail: <tatianne.bezerra@ufpe.br>.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: < L10260compilado (planalto.gov.br)>. Acesso em: 19.05.2024.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP/MEC, 2017. Disponível em: < notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf (inep.gov.br)>. Acesso em: 11 dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. Brasília, DF: MEC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012. Brasília, DF: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: < Lei nº 11.096 (planalto.gov.br)>. Acesso em: 19.05.2024.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; REIS, Luiz Fernando Reis; GUIMARÃES, André Rodrigues. Dívida pública e financiamento da educação superior no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.13-14. Epub 02-Jan-2018.

CISLAGHI, Juliana Fiuza. Precarização e superexploração do trabalho docente: a expansão das matrículas e o aumento da relação professor/aluno. Universidade e Sociedade, DF, ano XX, nº 47, p. 165-174, fevereiro de 2011.

COÊLHO, Luciana Zacharias Gomes Ferreira. Expansão da educação superior: um estudo sobre trabalho docente no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (2006-2012). Uberlância: UFU, 2015. 176f. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlância, Uberância, 2015.

COSTA, Max. Más condições de trabalho afastam docentes dos campi do interior. In: SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES-SN. Dossiê Nacional Precarização: Precarização das condições de trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013.

FIALHO, Nadia Hage. Universidade Multicampi. Brasília: Autores Associados: Plano Editora, 2005.

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; LÉDA, Denise Bessa; SILVA, Eduardo Pinto e. A expansão da educação superior pública e suas implicações no trabalho docente. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 147-174, jan./abr. 2015.

SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES-SN. Dossiê Nacional Precarização: Precarização das condições de trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013a.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES-SN. Dossiê Nacional Precarização: Precarização das condições de trabalho II. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Anuário estatístico UFPE 2019 – Base 2018. Recife: UFPE, 2019.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Silva, T. A. B. da. (2025). PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE. Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63299

Edição

Seção

Artigos e Resenhas de Outras Temáticas