ESTILHAÇAR AS MÁSCARAS BRANCAS: DO RACISMO À PROMOÇÃO DA NEGRITUDE POSITIVADA NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613

Resumo

Objetivou-se sistematizar práticas pedagógicas que promovem a negritude na educação básica. Deteve como metodologia a revisão integrativa. Encontraram-se práticas que, majoritariamente, posicionam estudantes negras/os em territórios vivenciais de angústia e isolamento. Há, porém, professoras negras que buscam aplicar a Lei 10.639/2003. Demonstram que com apoio para o reconhecimento da negritude é possível o estilhaçar das máscaras brancas, às quais estudantes recobrem-se frente ao racismo. Podem assim resistir à inferiorização e enfrentar a exploração econômica e a dominação cultural.

Palavra-chave: Negritude; Racismo; Práticas pedagógicas

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Biografia do Autor

Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do programa de Pós Graduação em Psicologia/UFSC e Visiting Researcher em Toronto/TMU, cuja pesquisa é direcionada para as políticas de prevenção das violências interpessoais e institucionais em âmbito escolar, com crianças, adolescentes e jovens. É psicólogo, graduado pela UFPR, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Université Lumière Lyon II (França) com foco em Psicologia Intercultural. Mestre em Saúde Mental/Saúde Coletiva pela UFSC. Atualmente é Psicólogo escolar do Colégio de Aplicação da UFSC. Tem como principais interesses: os processos educativos formais e informais; o combate às violências no âmbito educacional; as contribuições de teorias-epistemologias não hegemônicas para os processos educacionais e de escolarização - como os estudos críticos sobre raça, os estudos feministas da deficiência e o giro decolonial. É membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) e do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED) da UFSC. É orientador de iniciação científica na pesquisa "Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira" e supervisor de estágio em Psicologia. Educador popular em escolas e comunidades na temática das violências.

Benilde Silva Portuguez, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico raciais, psicologia social, negritude/ beleza negra e marcador social da diferença.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Eduardo Rodrigues Martins, M., & Silva Portuguez, B. (2025). ESTILHAÇAR AS MÁSCARAS BRANCAS: DO RACISMO À PROMOÇÃO DA NEGRITUDE POSITIVADA NAS ESCOLAS. Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613