SHATTERING THE WHITE MASKS: FROM RACISM TO THE PROMOTION OF BLACKNESS IN SCHOOLS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613

Abstract

The aim was to systematize pedagogical practices that promote blackness in basic education. The methodology used was an integrative review. It found practices that mostly place black students in experiential territories of anguish and isolation. However, there are female black teachers who seek to apply Law 10.639/2003. They demonstrate that with support for recognition of blackness, it is possible to shatter the white masks that students wear in the face of racism. They can thus resist subjugation and confront economic exploitation and cultural domination

Keyword: Blackness; Racism; Pedagogical practices

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Author Biographies

Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do programa de Pós Graduação em Psicologia/UFSC e Visiting Researcher em Toronto/TMU, cuja pesquisa é direcionada para as políticas de prevenção das violências interpessoais e institucionais em âmbito escolar, com crianças, adolescentes e jovens. É psicólogo, graduado pela UFPR, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Université Lumière Lyon II (França) com foco em Psicologia Intercultural. Mestre em Saúde Mental/Saúde Coletiva pela UFSC. Atualmente é Psicólogo escolar do Colégio de Aplicação da UFSC. Tem como principais interesses: os processos educativos formais e informais; o combate às violências no âmbito educacional; as contribuições de teorias-epistemologias não hegemônicas para os processos educacionais e de escolarização - como os estudos críticos sobre raça, os estudos feministas da deficiência e o giro decolonial. É membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) e do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED) da UFSC. É orientador de iniciação científica na pesquisa "Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira" e supervisor de estágio em Psicologia. Educador popular em escolas e comunidades na temática das violências.

Benilde Silva Portuguez, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico raciais, psicologia social, negritude/ beleza negra e marcador social da diferença.

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Published

2025-04-09

How to Cite

Eduardo Rodrigues Martins, M., & Silva Portuguez, B. (2025). SHATTERING THE WHITE MASKS: FROM RACISM TO THE PROMOTION OF BLACKNESS IN SCHOOLS. Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613