ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539Resumo
Este artigo analisa criticamente as experiências de racismo vivenciadas por estudantes negros em escolas particulares da elite paulistana utilizando observação participante e intervenções escolares. Combina a sociologia crítica das relações raciais e a psicologia sócio-histórica para discutir o "novo negro", o "movimento negro educador" e o "fracasso escolar". Aborda ainda a relação dessas instituições com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, os desafios da educação antirracista, a mobilidade social da população negra e as estratégias do movimento negro para transformar a educação brasileira.
Palavras-chave: Educação antirracista; Novo negro; Fracasso escolar; Relações raciais; Escolas particulares.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luís. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2018.
ALVES, Igor. Pesquisa de campo. Enciclopédia significados. Pará, 2009. Disponível em: https://www.significados.com.br/pesquisa-de-campo/
BARBOSA, Priscila. O Construtivismo e Jean Piaget. Educação pública, CECIERJ-publicado em 23 de junho de 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/12/o-construtivismo-e-jean-piaget
BROIDE, Jorge & BROIDE, Emília. Notas para um trabalho grupal. in A Psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções. São Paulo: Educ, 2016.
DOMINGUES, Petrônio José. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos
históricos. Revista Tempo [online]. Universidade Federal Fluminense, vol.12, nº 23,2007.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, (1952) 2008.
FERNANDES, Florestan. Brancos e negros em São Paulo: ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestação atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1955.
FERNANDES, Florestan. Relações de raça no Brasil: realidade e mito. Revista de Antropologia, v. 16, n. 1, p. 3-26, 1968.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
JAMES, Cyrol Lionel Robert. Os Jacobinos Negros: Toussaint L’Ouverture e a Revolução de São Domingos. São Paulo: Boitempo, 2000.
JAZINER, Graciela. Coordinando grupos. Buenos Aires, 2007.
Kaës, Rene. (2009). Les Alliances Inconscientes. Paris: Dunod.
LOCKE, Alain. The new negro: an interpretation. New York: Albert and Charles Boni, 1925.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 2005.
PEREIRA, Wilza Rocha. Algumas contribuições da análise institucional para estudar as relações entre os serviços públicos de saúde e a sua clientela. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 53, p. 31-38, 2000.
POLITY, Elizabeth. Algumas considerações sobre o espaço potencial. Psicologia: Teoria e Prática – 2002, 4 (1): 21- 28. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v4n1/v4n1a03.pdf.
PRASHAD, Vijay. Uma história popular do Terceiro Mundo. São Paulo: Expressão Popular1, 2022.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância . São Paulo: Martins Fontes. (2003).
WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1967.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.