ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539

Resumo

Este artigo analisa criticamente as experiências de racismo vivenciadas por estudantes negros em escolas particulares da elite paulistana utilizando observação participante e intervenções escolares. Combina a sociologia crítica das relações raciais e a psicologia sócio-histórica para discutir o "novo negro", o "movimento negro educador" e o "fracasso escolar". Aborda ainda a relação dessas instituições com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, os desafios da educação antirracista, a mobilidade social da população negra e as estratégias do movimento negro para transformar a educação brasileira.

Palavras-chave: Educação antirracista; Novo negro; Fracasso escolar; Relações raciais; Escolas particulares.

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Biografia do Autor

Giovanna Santiago Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluna do 5º ano da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), São Paulo - Brasil.

 

Júlia Palacce Pini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluna do 5º ano da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), São Paulo - Brasil.

Márcio Farias, Pontifícia Universidade Católica

Psicólogo formado pelo Mackenzie, mestre e doutor em psicologia social pela PUC-SP. Atualmente, é professor do curso de psicologia da PUC-SP e professor convidado do Celacc/ECA-USP. Atua como coordenador de pesquisa do Centro de Formação, Pesquisa e Referência Amma Psique e Negritude.Possui experiência em psicologia social e políticas públicas, com atuação nas áreas de saúde coletiva e assistência social. Também trabalha no campo da cultura e da arte, tendo atuado como educador e, posteriormente, como coordenador de desenvolvimento institucional no Museu Afro Brasil. No Sesc,-SP coordenou equipes educativas em exposições temporárias. Também desempenhou o papel de curador de arte independente em instituições como o Museu da Imigração. É editor da Dandara Editora, onde coordena a coleção Clóvis Moura. Além disso, atua como consultor e assessor para grupos e no desenvolvimento institucional de organizações públicas e privadas. Integra a coordenação nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), onde coordena o grupo de trabalho "Trabalho, relações étnico-raciais e migrações". É também membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Subjetividade e Atividade (Nutas/PUC-SP) e supervisor da Liga Acadêmica de Psicologia Social do Trabalho da PUC-SP.Organizou os livros "Violência e sociedade: Racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro" e "Darcy Ribeiro: Uma utopia". É autor do livro "Clóvis Moura e o Brasil: Um ensaio crítico".Em suas pesquisas, desenvolve estudos sobre pensamento social brasileiro e latino-americano, racismo e capitalismo, história das ideias psicológicas no Brasil e na América Latina, bem como trabalho e dimensão subjetiva, com ênfase no trabalho informal, suas interseções e formas de organização.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Santiago Costa, G., Palacce Pini, J., & Farias, M. . (2025). ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL. Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-14. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539