PERMANENCE OF STUDENTS IN PROEJA: STORIES OF SSTRUGGLE AND RESISTANCE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50797

Abstract

This article performs a historical review of Youth and Adult Education and a critical analysis of the permanence and resistance of students from the Technical Course in Community Health Agents at PROEJA of the Federal Institute of the Southeast of Minas Gerais - Campus Rio Pomba (2008-2013). In the research, analysis of documents, legislation and local archives, semi-structured interviews and analysis of empirical material from oral history were carried out. We conclude that students return to school in search of education and personal and professional advancement.

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Author Biographies

Nara Soares Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba

Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007) e Especialização em Direito Administrativo (2012). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba. Atualmente é servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Rio Pomba. 

Beatriz Gonçalves Brasileiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Docente do Curso Técnico Integrado em Agroecologia e do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, plantas medicinais, agroecologia e educação profissional e tecnológica.

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática e Física. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Published

2021-11-12

How to Cite

Soares Costa, N., Gonçalves Brasileiro, B., & Reis de Miranda, P. (2021). PERMANENCE OF STUDENTS IN PROEJA: STORIES OF SSTRUGGLE AND RESISTANCE. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 148-172. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50797