PERMANENCIA DE ESTUDIANTES EN PROEJA: HISTORIAS DE LUCHA Y RESISTÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50797

Resumen

Este artículo realiza una revisión histórica de la Educación de Jóvenes y Adultos y un análisis crítico de la permanencia y resistencia de los estudiantes del Curso Técnico en Agentes Comunitarios de Salud del PROEJA del Instituto Federal del Sureste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (2008-2013). En la investigación se realizó análisis de documentos, legislación y archivos locales, entrevistas semiestructuradas y análisis de material empírico de la historia oral. Concluimos que los estudiantes regresan a la escuela en busca de educación y promoción personal y profesional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Soares Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba

Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007) e Especialização em Direito Administrativo (2012). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba. Atualmente é servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Rio Pomba. 

Beatriz Gonçalves Brasileiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Docente do Curso Técnico Integrado em Agroecologia e do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, plantas medicinais, agroecologia e educação profissional e tecnológica.

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática e Física. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2021-11-12

Cómo citar

Soares Costa, N., Gonçalves Brasileiro, B., & Reis de Miranda, P. (2021). PERMANENCIA DE ESTUDIANTES EN PROEJA: HISTORIAS DE LUCHA Y RESISTÊNCIA. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 148-172. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50797