O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425

Abstract

The article analyzes the significance of the association between ultraneoliberalism and ultraconservatism and its impacts on public universities. It analyzes the agenda of dismantling and refunctionalization of universities, relating it to ultraneoliberal counter-reforms, and the use of hate rhetoric and cultural warfare for the demoralization of civil servants and the discrediting of scientific institutions. It is concluded that the association with ultraconservatism is strategic to release institutional obstacles for the implementation of the ultraneoliberal agenda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Inny Bello Accioly, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Luciane da Silva Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ (Doutorado Nota 10 FAPERJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ/FEBF (CAPES). Pedagoga. Pesquisa problemáticas ligadas ao ensino superior (pós-graduação/ mestrados profissionais); financeirização do ensino superior privado mercantil; expansão da EaD no Ensino Superior; políticas públicas e trabalho e educação. Pesquisadora associada ao Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX); Pesquisadora associada ao grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Espaço Público da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Formação Humana e Movimentos Sociais - NEForHuMS (UFF).

Kleyton da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2021). Seus temas de pesquisa incluem previsão de séries temporais, macroeconometria e redes neurais artificiais. Atualmente participa dos grupos de pesquisa Economia e Conjuntura do Sistema Financeiro/UFRRJ (Pesquisador Assistente) e Observatório do Banco Central/UFRJ (Coordenador Adjunto, Coordenador dos Seminários OBC e Pesquisador Assistente)

References

ANDES. Dossiê: Militarização do Governo Bolsonaro e Intervenção nas Instituições Federais de Ensino. Brasília, 2021.

______. Em pauta no Congresso Nacional. Brasília, 2022.

ACCIOLY, I.; LAMOSA, R.A.C. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil, VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v.23, n.3, p. 706-733, 2021.

ANDIFES; FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília, 2019.

BARBOSA, R. J. Estagnação Desigual: Desemprego, Desalento, Informalidade e a Distribuição da Renda do Trabalho no Período Recente (2012-2019). Brasília: IPEA, 2019.

BEHRING, E. Fundo público, valor e política social. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

BIRDSALL, N.; PINCKNEY, T.; SABOT, R. Natural Resources, Human Capital and Growth. Carnegie Endowment. Global Policy Program. Working Papers, n.9, 2000.

BLYTH, M. Austeridade: A história de uma ideia perigosa. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

BRETTAS, T. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2020.

COLOMBO, L.R. A Frente Liberal-Ultraconservadora no Brasil: Reflexões sobre e para além do “movimento” Escola Sem Partido. 2018. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – UFRRJ. Seropédica.

DIEESE. Escritório Regional do Distrito Federal – ERDF. Análise das condições salariais da carreira do Magistério Superior Federal. ADUnB (DF), 2022.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 3. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

FONTES, V. Prefácio na tragédia da pandemia. In: BRAVO, M.I.S.; MATOS, M.C.; FREIRE, S.M. (Orgs.) Políticas Sociais e Ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.

FRIEDMAN, M. There's No Such Thing as a Free Lunch. Open Court Publishing Company, 1975.

GIOLO, J.; LEHER, R.; SGUISSARDI, V. Future-se: ataque a autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado. São Paulo: Diagrama Editorial, 2020.

GOOGLE. Google trends: understanding the data. Google, 2021.

HARVEY, D. A vida sob a ditadura dos bancos. Entrevista concedida ao Tutameia, compilada por Eleonora de Lucena, Leda Paulani e Rodolfo Lucena. Outras Mídias, 04 de setembro de 2018. Disponível em https://outraspalavras.net/outrasmidias/david-harvey-a-vida-sob-a-ditadura-dos-bancos/

INEP. Censo da Educação Superior 2019. Brasília: Ministério da Educação, 2020.

LAMOSA, R. As Frentes de Ação Da Classe Dominante Na Educação: Entre O Todos Pela Educação e a Ideologia Escola Sem Partido. In: LAMOSA, R. (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020.

LEHER, R. Apresentação: Compreender o que fazem os Setores Dominantes quando dominam para Construir Alternativas para a Educação Pública, Laica e Unitária. In: LAMOSA, R. (Org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020.

LEHER, R. Estado, Reforma Administrativa e Mercantilização da Educação e das Políticas Sociais. Revista Germinal, v.13, n.1, p.9-29, abr. 2021a.

LEHER, R. Universidade Pública Federal Brasileira: Future-Se e “Guerra Cultural” Como Expressões da Autocracia Burguesa. Educação e Sociedade, v. 42, 2021b.

LIGUORI, G.; VOZA, P. (orgs.). Dicionário gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K. O capital: livro I capítulo VI (inédito). 1. ed. São Paulo: Livraria e Editora Ciências Humanas Ltda, 1978.

PENNA, F. Entrevista com Fernando Penna, Revista Movimento, n.3, 2015.

PEDRETTI, L. Os ecos do Orvil em 2021, o livro secreto da ditadura: Documentos inéditos indicam que, mesmo com veto de José Sarney, os ideais do Orvil foram divulgados dentro das instituições militares e reverberam no discurso bolsonarista. Agência Pública, 30 de agosto de 2021.

POULANTZAS, N. O Estado e o poder e nós. In: BALIBAR, E. et al. (Orgs.). O Estado em discussão. Lisboa: Edições 70, 1981.

PINTO, C.R.J. A trajetória discursiva das manifestações de rua no Brasil (2013-2015). Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 100, pp. 119-153, 2017.

PINTO, E; BALANCO, P. Estado, bloco no poder e acumulação capitalista: uma abordagem teórica. Revista de Economia Política, vol. 34, nº 1 (134), pp. 39-60, janeiro-março, 2014.

ROCHA, J.C.C. Guerra Cultural e Retórica do ódio: Crônicas de um Brasil Pós-Político. Goiânia: Caminhos, 2021.

ROSSI, P.; OLIVEIRA, A.L.M.; ARANTES, F.; DWECK, E. Austeridade Fiscal e o Financiamento da Educação no Brasil. Educação e Sociedade, v.40, 2019.

SCHOLARS AT RISK. Free to Think 2019: Report of the Scholars at Risk Academic Freedom Monitoring Project, 2019.

__________________. Free to Think 2021: Report of the Scholars at Risk Academic Freedom Monitoring Project, 2021.

SIERRA, V.M.; VELOSO, R.S.; ZACARIAS, E.C.P. Neoconservadorismo, Estado e Vigilância. In: BRAVO, M.I.S.; MATOS, M.C.; FREIRE, S.M. (Orgs.) Políticas Sociais e Ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.

SILVA, A.M da. Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras. Curitiba: CRV, 2020.

THUSWOHL, M. Servidores denunciam o descarte de documentos sobre a ditadura. Carta Capital, 04 de março de 2022.

WORLD BANK. A Fair Adjustment: Efficiency and Equity of Public Spending in Brazil. Brazil: Public Expenditure Review. vol.1, novembro, 2017.

Published

2022-07-22

How to Cite

Accioly, I. B., da Silva Nascimento, L., & da Costa, K. . (2022). O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-33. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425