A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854

Abstract

Considerando a temática proposta, a partir de minha inserção acadêmica no campo de pesquisa das relações entre trabalho e educação e da atuação no movimento social, o artigo propõe contextualizar o desenvolvimento dessa práxis no âmbito das lutas do movimento popular e sindical, em São Paulo, pela efetivação do direito à educação e sua incidência na construção de políticas públicas de educação e formação profissional no país, entre os anos 1980 e 2000. O texto parte do pressuposto da indissociabilidade entre produção teórica e intervenção social, de sua unidade dialética, e tem como objetivo principal indicar a presença dos sujeitos sociais coletivos e sua atuação direta na construção histórica da educação brasileira.

Palavras chaves: trabalho e educação, educação profissional, política pública, movimentos sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

References

BEISIEGEL, C. Cultura do povo e educação popular. In: BARROS, G.N.M. (Org.). Celso de Rui Bieisiegel: professor, administrador e pesquisador. São Paulo: Edusp, 2009, p.55-69.

BENJAMIN, Walter. Écrits français. Paris: Galimart, 1991.

BIANCHI, A. Um sardo no mundo grande e terrível. In: Dossiê Gramsci, diálogos inéditos. Revista Cult, n.22, abril 2017.

DARDOT, P. e LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELUIZ, N. Projetos em disputa: empresários, trabalhadores e a Formação Profissional. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n.1, p.113-127, fev/jul. 1997.

DESCENDRE, R., CIAVOLELLA et ZANCARINI, J-C (Coord.). Dossier Antonio Gramsci. Actuel Marx, n.57, premier semestre 2015. Paris. PUF.

FIDALGO, F., LOPES NETO, S. Certificação Educacional e Profissional: um campo em disputa. In: Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional. Concepções, Experiências, Problemas e Propostas. MEC: Brasilia, 2003.

GIANOTTI, Vito. História das lutas dos trabalhadores no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad Editora e Núcleo Piratininga de Comunicação, 2007.

IIEP. Carta do Recife. Qualificação Profissional: entre o direito à educação e o mercado de trabalho. Recife-PE: IIEP, Secretaria da Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Recife. Maio 2003.

IIEP. Seminário Internacional de Certificação Profissional. Relatório Final (projeto PNUD BRA/03/032). Realização: MEC; Sistematização: IIEP. Brasilia, 09 de novembro de 2005.

____. Como os trabalhadores serão beneficiados pela expansão da Rede Federal. A experiência inicial do PROEJA FIC em São Paulo. São Paulo: nov. 2009.

____. Políticas Públicas de Educação e Trabalho na perspectiva dos direitos sociais. São Paulo, Jan. 2011.

LIGUORI, G. Gramsci: Cultura e revolução. In: Dossiê Gramsci, diálogos inéditos. Revista Cult, n. 22, abril 2017.

LOPES NETO, S. Certificação Educacional e Profissional: um campo em disputa. Situando a discussão. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional. Concepções, Experiências, Problemas e Propostas. MEC: Brasilia, 2003.

MIRAUX, J. P. La autobiogafía. Las escrituras del yo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2005.

MORAES, C. S. V. (coord.) Diagnóstico da Formação Profissional. Ramo Metalúrgico. São Paulo: CNM/Rede Unitrabalho, 1999.

MORAES, C. S. V. O que há de novo na educação profissional no Brasil. Trabalho e Educação (NETE – UFMG), Belo Horizonte, V.08, jan.-jun., pag. 13-45, 2001.

MORAES, C. S. V; FIDALGO, Fernando; DELUIZ. Neise; LOPES NETO, Sebastião. Considerações sobre a organização de uma política nacional de certificação profissional (texto subsídio ao Seminário de Educação Profissional MEC/SEMTEC/ PROEP (Brasília, 16 a 18 de junho de 2003). IIEP e Núcleo de Estudos Trabalho e Educação/NETE.

MORAES, C. S. V.; LOPES NETO, S. A certificação de conhecimentos e saberes como parte do direito à educação e à formação (Construindo a Pedagogia do Trabalho, v.2). Brasília: MTE, SPPE, DEQ, 2005a.

MORAES, C. S. V.; LOPES NETO, S. Educação, formação profissional e certificação de conhecimentos: Considerações sobre uma política pública de certificação profissional. Educação e Sociedade, v.26, n.93, p.1435-1469, 2005b.

MORAES, C. S. V. Educação Permanente, Direito de Cidadania, Responsabilidade do Estado. Trabalho, Educação e Saúde, v.4, n.2, p.395-416, 2006.

MORAES, C. S. V. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores de qualidade: regime de colaboração e sistema nacional de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, jul.- set. 2013a, p. 979-1001.

MORAES, C. S.V. (org.). Educação de Trabalhadores por Trabalhadores. Educação de Jovens e Adultos e Formação Profissional. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2013b.

MORAES, C. S. V. O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia. Educação e Sociedade, v.38, n.139, p. 405-429, jun. 2017.

MORAES, C. S. V; BRAGA, E. dos S.; MENEZES, Roni C. D. de. Apresentação Dossiê: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil: educação básica, formação de professores e pesquisa educacional na trajetória da Universidade de São Paulo. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico Educativo, v. 7, 2022. Disponivel em:

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/10128.

TANGUY, L. L’introuvable relation formation/emploi. Um état derecherches en France. Paris: La Documentation Française, 1986.

TANGUY, L. JOBERT, A., MARRY, C. L’ Éducation et Travail en Grand-Bretagne, Allemagne et Italie. Paris: Armand Colin Éditeur, 1995.

TANGUY, L. Les Institus du Travail. La formation syndicale à l’université de 1955 á nos jours. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2006.

TREIN, E; CIAVATTA, M. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. In: Revista Brasileira de Educação, n.24, p. 140-164, set/dez. 2003.

Published

2023-04-13

How to Cite

Vidigal Moraes, C. S. (2023). A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-38. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854