Historico do Periódico

As formas variadas de socialização do conhecimento científico elaborado pelo coletivo do Neddate/PPGE/FEUFF de 1985 até 2002, ocorreram através da organização de seminários, discussões teórico-metodológicas em suas reuniões, projetos de extensão, publicação de livros, consulta ao acervo do núcleo, da Série de Estudos – Neddate e de seu Boletim Informativo.

Revista TrabalhoNecessário (TN - ISSN: 1808-799X) começa a ser gestada em outubro de 2002, por uma Comissão Operacional (CO) composta por Maria Ciavatta, Ronaldo Rosas, Francisco da Silveira Lobo Neto, José Rodrigues e José Luiz Cordeiro Antunes. A partir daí, são discutidos e elencados os aspectos gerais de sua Linha Editorial, aprovada pelos membros permanentes do NEDDATE. Seu primeiro número foi publicado em 2003. 

Trabalho Necessário é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. 

É uma revista multidisciplinar que se articula com grupos de pesquisa em Trabalho e Educação no Brasil, que se tornam organizadores dos números temáticos (2018); além de outros grupos nacionais e internacionais nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais.

A Revista TN foi se constituindo em um contexto histórico, em geral adverso para as Universidades e Núcleos de Pesquisa em Trabalho-Educação (TE). Nas diversas conjunturas que a TN foi sendo tecida, surgiram diferentes embates e desafios de ordem internas e externas. Frente à necessidade de mudança de editoria da Revista TN, foi enfatizada a importância de se refletir coletivamente sobre os caminhos a seguir, no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos editores anteriores: José Rodrigues, Ronaldo Rosas, Francisco José da Silveira Lobo Neto, Luciana Requião, Maria Inês Bonfim, e as últimas editoras, Sonia Rummert e Jaqueline Ventura, que tanto se empenharam pelo seu reconhecimento acadêmico, o que resultou em nova classificação no Qualis/Capes. Em 2018, seus editores são Lia Tiriba, Maria Cristina Paulo Rodrigues e José Luiz Cordeiro Antunes. 

A partir do ano de 2018, a Revista passou a editar Números Temáticos, organizados por grupos de pesquisa associados ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate (do Diretório do CNPq), considerando suas afinidades com a linha editorial da revista. O Número Temático é composto de artigos de autores convidados e de artigos recebidos espontaneamente por demanda contínua. Conta também com as seções Artigos – Outras Temáticas, Entrevista, Memória e Documentos, e Teses e Dissertações. Continua a receber Resenha e Ensaio.

Cada grupo de editores imprimiu de forma peculiar o trabalho editorial, dentro de suas condições objetivas, respeitando os trâmites acordados tanto nacionalmente como no Fórum de Editores dos Periódicos da UFF, sem no entanto ferir a concepção da política editorial da revista.  

Para os novos rumos da TN foi fundamental a interlocução com alguns grupos de pesquisa do campo Trabalho-Educação. Foi a partir das discussões que surge como proposta a criação da TN em número temáticos (2018), considerando sua afinidade com a nossa linha editorial: o materialismo histórico e, ao mesmo tempo dialogando com outros referenciais teóricos. Sem desconsiderar a importância de outras revistas TE e seguindo a linha editorial estabelecida em 2002, nossa intenção é sensibilizar outros grupos de pesquisa de TE existentes no Brasil sobre a importância de nossa revista eletrônica como meio de veiculação e mediação do pensamento crítico em relação ao mundo do trabalho, à formação humana e as relações históricas entre trabalho e educação, conforme as linhas de pesquisa do NEDDATE. Em relação a periodicidade, entre 2003-2007 a revista foi editada anualmente. De 2008 a 2014 sua periodicidade passou a ser semestral, sendo que a partir de 2015 sua publicação passou a ser quadrimestral.