REVISTA POLIVISÃO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA NA VISÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA POLIVALENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40499Palabras clave:
história da educação profissiona, imprensa pedagógica, Escolas PolivalentesResumen
No ano de 1986, circulou na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul, a Revista Polivisão. Esse periódico era produzido pelos docentes da Escola Polivalente daquela cidade. Essa instituição integrou uma rede de escolas criada no âmbito dos acordos entre o Ministério da Educação (MEC) e a Agência Internacional para o Desenvolvimento (USAID). O objetivo do presente artigo é analisar a compreensão dos docentes de uma Escola Polivalente sobre educação integral/integrada e formação profissional. Para tanto, utiliza-se a imprensa pedagógica como fonte de pesquisa.
Descargas
Citas
ARAÚJO, José Alfredo de. A USAID, o regime militar e a implantação das escolas polivalentes no Brasil. Revista de Epistemologia y Ciencias Humanas, Rosário - Argentina, n. 2, 11p., 2010.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187-205, jan-abr, 2014.
________. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro/1930/60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, FAPERJ, 2009.
CIAVATTA, Maria (coord.). Memória e temporalidade do trabalho e da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2007.
CRUZ, S. P. DA S.; RAMOS, N. B.; SILVA, K. A. C. P. C. DA. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, n. 4, p. 1186-1204, 21 dez. 2017.
DORE, Rosemary. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci? Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, set.-dez., 2014
GALLO, Sílvio. Politecnia e Educação: a contribuição anarquista. Pro-Posições. Vol. 4 n. 3[12]. Novembro de 1993.
HERNÁNDEZ DIAZ, José María. La prensa pedagógica de los profesores en España. In: HERNÁNDEZ DIAZ, José María (Ed.). La prensa pedagógica de los profesores. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, p. 17-32.
MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. Revista Polivisão: a imprensa pedagógica em uma escola polivalente. In: HERNÁNDEZ DIAZ, José María (Ed.). La prensa pedagógica de los profesores. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, p.215-228.
_________. Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente: acervos fotográficos e História da Educação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 3(2), 2017, p. 323-336. doi:https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.7825
MAUER, Diana; PIRES, E. N.; MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. NEGOCIAÇÃO E RESISTÊNCIA: A GREVE DO MAGISTÉRIO GAÚCHO EM 1997 PRESENTE NA IMPRENSA OSORIENSE. In: 23.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) - Gênero e Memória: Mulheres da/na História da Educação, 2017, Rio Grande. Anais do 23.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) - Gênero e Memória: Mulheres da/na História da Educação. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 915-922.
MAUER, Diana ; SILVA, Y. S. S. ; MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. As greves do magistério estadual em 1979 e 1980 sob a ótica dos jornais do Litoral Norte gaúcho. In: 22.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE História da Educação e Políticas Educacionais: 20 Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, 2016, Bagé: Editora da UNIPAMPA, 2016. v. 1. p. 395-404.
RESENDE, Luciana Araújo Valle de; GONÇALVES NETO, Wenceslau. Os colégios polivalentes em Minas Gerais: a experiência da escola estadual Guiomar de Freitas Costa (Uberlândia, 1971-1980). Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 22, n. 48, p. 127-145, jun. 2013.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Ano 23, Vol. 2, 2007, p.4-30.
PLANADOR. 16 de agosto de 1975, ano I, nº 1.
RIBEIRO, Ricardo Allagio. A teoria da modernização, a aliança para o progresso e as relações Brasil – Estados Unidos. Perspectivas, São Paulo, 30, p. 151-175, 2006.
ROSA, Sebastião Fich. O ensino técnico agropecuário no contexto educacional brasileiro. Polivisão, n.2, 1986, p.19-27.
ROSA, Sebastião Fich. Educação Ambiental. Polivisão, n.3, 1986, p.25-28.
SOUZA, Anilda. M. A escola em uma estrutura capitalista. Polivisão, n.1, 1986, p.41-43.
SOUZA, S., & LIMA, G. Escolas Polivalentes na Ditadura Civil-Militar: Marco no Modelo de Ensino Profissionalizante ou Instrumentos de Propaganda do Regime? O Processo de Implantação do Polivalente de Ituiutaba- Mg (1974-1985). Educação & Formação, 1(2), 2016, p. 72-88. doi:http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1892
WOLFF, Mercedes Marchant. O equacionamento da educação nacional. Polivisão, n.3, 1986, p.5-6.
WOLFF, Mercedes Marchant. Preparação para o trabalho. Polivisão, n.3, 1986, p. 6-8.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.