ESCOLA PARA DESVALIDOS: A FORMAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INDUSTRIAL

Autores/as

  • Francisco Carlos Oliveira de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40502

Palabras clave:

Instituição educativa, Educação profissional, Desvalidos

Resumen

Propomo-nos analisar a formação da rede federal de educação profissional industrial no Brasil. A análise das fontes apoia-se nos referenciais propostos por Magalhães (2004), Nosella e Buffa (2007), segundo os quais compreender a genealogia de uma instituição educativa pressupõe relacionar a sua função social com o contexto no qual está inserida. Criada em 1909, a rede escolar analisada objetivou, sob a crença no industrialismo, a formação profissional para desvalidos da sorte. Em síntese, a investigação evidenciou os limites dessa proposta em uma sociedade de incipiente industrialização.

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Publicado

2020-01-23

Cómo citar

de Sousa, F. C. O. (2020). ESCOLA PARA DESVALIDOS: A FORMAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INDUSTRIAL. Revista Trabalho Necessário, 18(35), 208-230. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40502