A QUEM SERVE A “NEUTRALIDADE”? ANÁLISE DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO À LUZ DA IDEOLOGIA GERENCIALISTA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40509

Palabras clave:

Escola Sem Partido, Ideologia Gerencialista, Educação Tecnicista

Resumen

Desde 2014, diversos Projetos de Lei foram apresentados nos poderes legislativos brasileiros, sob a alcunha de combate à “doutrinação ideológica nas instituições de ensino”, em um movimento que se autodenomina como “Escola sem Partido” (ESP). A partir da compreensão de que o ESP possui determinações mais profundas e menos visíveis, este artigo propôs-se a examinar o movimento com base em suas interlocuções com a profusão da ideologia gerencialista nos espaços educacionais e a retomada do discurso de defesa de uma educação tecnicista. 

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Publicado

2020-01-23

Cómo citar

Gemelli, C. E. (2020). A QUEM SERVE A “NEUTRALIDADE”? ANÁLISE DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO À LUZ DA IDEOLOGIA GERENCIALISTA. Revista Trabalho Necessário, 18(35), 288-309. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40509