ROBERTO LEHER E O DESAFIO DE “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54727Resumen
A aspereza das atuais condições de vida enfrentadas por aqueles que vivem
do próprio trabalho expõe o movimento histórico como um continuum. Com os olhos escancarados, somos testemunhas de um passado que permanece e que lança aos nossos pés os entulhos do escravismo, do latifúndio, do fascismo, dos inúmeros genocídios que se acumulam como raízes do tempo presente. A tempestade nos empurra para o avesso do paraíso. As ruínas dispersas aos nossos pés são os corpos daqueles que lutaram por liberdade, pela terra, pelo meio ambiente e pelo direito de existir. Somos arrebatados pela necessidade urgente de rompimento, pela tarefa desafiante de “escovar a história a contrapelo” (BENJAMIN, 1994).
Descargas
Citas
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
GRAMSCI, A. Odeio os indiferentes, escritos de 1917. São Paulo, Boitempo, 2020.
LEHER, R. Tempo, autonomia, sociedade civil e esfera pública: uma introdução ao debate a propósito dos “novos” movimentos sociais na educação. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2000.
_________. Reforma do Estado: O privado contra o público. Trabalho, Educação e Saúde, vol.1, n.2, 2003.
_________. Autoritarismo contra a Universidade: O desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.
Anexo I - Roberto Leher e seus escritos
Livros
LEHER, R.; GIOLO, J. ; SGUISSARDI, V. Future-se: ataque à autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado. 1. ed. São Carlos, São Paulo: Diagrama Editorial, 2020. v. 1. 45p.
LEHER, R. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. 1. ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019. v. 1. 232p.
LEHER, R. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2018. v. 1. 216p.
Livros organizados
LEHER, R.; ACCIOLY, I. B. (Org.). Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil. 1. ed. Rotterdam/ Boston/Tapei: Sense Publishers, 2016. v. 1. 143p .
LEHER, R.; GENTILI, P. (Org.) ; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) ; STUBRIN, F. (Org.) . Políticas de privatización, espacio público y educación en América Latina. Rosario: Homo Sapiens/CLACSO, 2009. v. 1. 408p .
LEHER, R.; SETUBAL, Mariana (Org.) . Pensamento Crítico e Movimentos Sociais: diálogos para uma nova práxis. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. v. 1. 327p .
Capítulos de livros
LEHER, R. The ‘New Normal' in Education is Ultra-Neoliberal: In Defense of the Strategy that Breaks with the Time Continuum. In: ACCILY, I.; MACEDO, D.. (Org.). Education, Equality and Justice in the New Normal Global Responses to the Pandemic. 1ed.London: Bloomsbury Academic, 2021, v. 1, p. 30-45.
LEHER, R.. Ler a crise, ler a mercantilização da educação. In: SANTOS, Maria R. S dos; MELO, Savana D. G; GARIGLIO, José A.. (Org.). Políticas, gestão e direito à educação superior: Novos modos de regulação e tendências em construção. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, Coleção Edvcere, 2020, v. 1, p. 41-64.
LEHER, R.. Educação e neofascismo no governo Bolsonaro. In: Reginaldo Costa; Rodrigo Lima; Carlos Rebuá. (Org.). Educação e (Neo)Fascismos. 1ed.Rio de Janeiro: Mórula, 2020, v. 1, p. 1-32.
LEHER, R. FORMAÇÃO POLÍTICA COMO LUTA CONTRA A AUTOCRACIA NEOFASCISTA. In: BARBOZA, Douglas Ribeiro; BOTELHO, Jacqueline. (Org.). Lutas sociais e ofensiva do capital no Brasil contemporâneo: desafios e estratégias de organização da classe trabalhadora. 1ed.Navegando: Uberlândia - MG, 2020, v. 1, p. 10-27.
LAMARAO, M. V. M. ; LEHER, R. . A disputa pelos recursos educacionais e o Movimento Todos Pela Educação: antigas e novas formas de privatização. In: VIEIRA, N.M.; LAMOSA, R.. (Org.). Todos Pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. 1ed.Curitiba: APPRIS, 2020, v. 1, p. 129-145.
LEHER, R; MOTTA, V.C. ; GAWRYSZEWSKI, BRUNO . A agenda educacional do capital na autocracia burguesa e alguns apontamentos sobre as alternativas. In: Eraldo Leme Batista; Paulino Jose Orso. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação em tempos de devastação neoliberal. 1ed.Marilia: Lutas Anticapital, 2019, v. 1, p. 177-210.
LEHER, R. Marxismo, educação e politecnia. In: Anakeila Stauffer; Caroline Bahniuk; Maria Cristina Vargas; Virginia Fontes. (Org.). Hegemonia burguesa na educação pública. 1ed.Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2018, v. 1, p. 53-72.
LEHER, R. Notas sobre a escola unitária e sua atualidade no século XX. In: Anakeila Stauffer; Caroline Bahniuk; Maria Cristina Vargas; Virginia Fontes. (Org.). Hegemonia burguesa na educação pública. 1ed.Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2018, v. 1, p. 309-313.
LEHER, R.. Movimentos sociais, padrão de acumulação e crise da universidade pública. In: SILVA JÚNIOR, João dos Reis; ROTHENS, José Carlos; SOUSA, José Vieira de; AZEVEDO, Mário Luiz Neves. (Org.). Política de educação superior brasileira: apontamentos e perspectivas.. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço/Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia, 2017, v. 1, p. 45-67.
LEHER, R.. A PEDAGOGIA SOCIALISTA NOS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS, ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS. In: Roseli Caldart; Rafael Litvin Villas Bôas. (Org.). Pedagogia Socialista ? Legado da revolução de 1917 e desafios atuais. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2017, v. 1, p. 30-52.
LEHER, R.. Uma fazendeira da cultura, das letras e das artes. In: Gilda Santos; Paulo Motta Oliveira. (Org.). Genuina fazendeira: os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli. 1ed.Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2017, v. 1, p. 875-877.
LEHER, R.. Luta de classes e mercantilização da educação brasileira. In: III International Conference Strikes and Social Conflicts: combined historical approaches to conflict. Proceedings, 2016,. (Org.). III International Conference Strikes and Social Conflicts: combined historical approaches to conflict. Proceedings, 2016,. 1ed.Barcelona: Bellaterra Universidad Autonoma de Barcelona, 2016, v. 1, p. 959-971.
LEHER, R.. Neodesenvolvimentismo e pós-neoliberalismo como narrativas dominantes da crise capitalista. In: MACÁRIO, Epitácio; VALE, Erlenia Sobral do; RODRIGUES JUNIOR, Natan dos Santos. (Org.). Neodesenvolvimentismo, trabalho e questão social. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 10-23.
LEHER, R.; Vittoria, P. . The commodification of Education in Brazil: opposition and alternatives. In: Leher, R.; Accioly, I.B.. (Org.). Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education in Brazil. 1ed.Rotterdam/ Boston/ Tapei: Sense Publishers, 2016, v. 1, p. 107-122.
LEHER, R.. Políticas públicas de educação superior no Brasil. In: André Vasconcelos et. al.. (Org.). Precarização do trabalho e saúde docente nas universidades públicas brasileiras. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2015, v. 1, p. 27-50.
LEHER, R.. Hegemonia e contra-hegemonia e a problemática socioambiental. In: Ferraro Júnior, L.A.. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadores ambientais e coletivos educadores. 1ed.Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Divisão de Educação Ambiental, 2014, v. 3, p. 221-232.
LEHER, R. Atualidade da política pública educacional e desafios da educação dos trabalhadores. In: PALUDO, Conceição. (Org.). Campo e Cidade em busca de caminhos comuns. 1ed.Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2014, v. 1, p. 159-178.
LEHER, R.. Ditadura de 1964: uma universidade para o capitalismo dependente. In: Coutinho, Eduardo G. ; Iasi, Mauro L.. (Org.). Ecos do Golpe: a persistencia da ditadura 50 anos depois. 1ed.Rio de Janeiro: Mórula, 2014, v. 1, p. 131-150.
LEHER, R.. Medicalização de políticas públicas, Avaliação e Metas de desempenho. In: COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M.A.A.; RIBEIRO, M.C.F.. (Org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos. 1ed.Campinas -SP: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 271-292.
LEHER, R.. É preciso superar a colonialidade do saber. In: Mauri Antonio da Silva. (Org.). Crítica à privatização do ensino superior no Brasil. 1ed.Florianópolis: Em Debate UFSC, 2013, v. 1, p. 185-190.
LEHER, R.; MOTTA, V.C. . Intelectuais coletivos de classe. In: Caldart, R.S.; Pereira, I.B.; Alentejano, P; Frigotto, G.. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro/ São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Expressão Popular, 2012, v. 1, p. 424-430.
LEHER, R.; MOTTA, V.C. . Políticas educacionais neoliberais e educação do campo. In: Caldart, R.S.; Pereira, I.B.; Alentejano, P; Frigotto, G.. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro/ São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Expressão Popular, 2012, v. 1, p. 576-585.
LEHER, R.. Roberto Faria: um olhar original sobre a realidade da educação pública brasileira. In: Roberto Faria. (Org.). Educação Municipal, a intervenção das políticas federais: reflexos na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.. 1ed.Rio de Janeiro: Quartett/ Cesgranrio, 2012, v. 1, p. 7-15.
LEHER, R.. Ideologia do desenvolvimento, pobreza e hegemonia. In: Ana Elizabete Mota. (Org.). Desenvolvimentismo e construção de hegemonia: crescimento econômico e reprodução das desigualdades. 1ed.São Paulo: CORTEZ, 2012, v. 1, p. 7-17.
LEHER, R.. Educação no capitalismo dependente ou exclusão educacional?. In: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça; Vandei Pinto da Silva; Stela Miller. (Org.). Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2ed.Araraquara -São Paulo: Junqueira&Marín, 2012, v. 1, p. 223-252.
LEHER, R.. Conhecimento científico: tensões entre comodificação e emancipação. In: BERTUSI, G.T. & OURIQUES, N.. (Org.). Anuário Educativo Brasileiro - visão retrospectiva. São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 55-78.
LEHER, R.. Crise capitalista, neodesenvolvimentismo e problemática ambiental. In: MENEZES, Ana Maria Dorta et al.. (Org.). Trabalho, Educação, Estado e a Crítica Marxista. Fortaleza: Ed. UFC, 2011, v. 1, p. 197-224.
LEHER, R.. Desafios para uma educação além do capital. In: Jinkings, Ivana & Nobile, Rodrigo. (Org.). István Mészáros e os desafios do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011, v. 1, p. 159-168.
LEHER, R.. Brazilian Education, Dependent Capitalism and the World Bank. In: Dave Hill; Davi Kumar. (Org.). Global Neoliberalism and Education and its Consequences. 2ed.New York / London: Rutledge, 2011, v. 1, p. 127-150.
LEHER, R.. 25 Anos de Educação Pública: notas para um balanço do período. In: Guimarães, C., Brasil, I.; Morosini, M.V.. (Org.). Trabalho, Educação e Saúde - 25 anos de Formação Politécnica no SUS. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2010, v. 1, p. 29-72.
LEHER, R.. 25 Años de Educación Pública - notas para un balance del período. In: Guimarães, C.; Brasil, I.; Morosini, M.V.. (Org.). Trabajo, Educación y Salud: 25 años de la formación politécnica en el SUS. 1ed.Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venânciio, 2010, v. 1, p. 127-171.
LEHER, R.. 25 Years of Public Education - notes for a period balance. In: Guimarães, C.; Brasil, I.; Morosini, M.V.. (Org.). Work, Education and Health - 25 years of Politechnical Education in SUS. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2010, v. 1, p. 225-267.
LEHER, R.. Valorização do magistério. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação - UFMG, 2010, v. 1, p. -.
LEHER, R.; LOPES, Alessandra B. Piedras . Trabalho docente, carreira e autonomia universitária e mercantilização da educação. In: Dalila Andrade Oliveira; Myriam feldfeber; Deolidia Martínez. (Org.). Nuevas regulaciones educativas en América Latina. Universidad y docencia. Lima: Fondo Editorial, Universidad de Ciencias y Humanidades, 2010, v. 1, p. 77-111.
LEHER, R.. Classe, lutas de classe e identidades no século XXI. In: GARCIA, Regina Leite. (Org.). Diálogos cotidianos. 1ed.Petrópolis, RJ: DP&Alli, 2010, v. 1, p. 343-357.
LEHER, R.. Capitalismo dependiente y Educación: propuestas para la problemática universitaria. In: Roberto Leher. (Org.). Por una reforma radical de las universidades latinoamericanas. 1ed.Rosário: Homo Sapiens Ediciones, 2010, v. 1, p. 19-93.
LEHER, R.. Educação no governo de Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2010, v. 1, p. 369-412.
Artigos e semelhantes
WEISHEIMER, N. ; ARAUJO, M. S. R. de ; LEHER, R. . Questão agrária, formação social brasileira e dependência. PRINCÍPIOS (SÃO PAULO), v. 41, p. 240, 2022.
LEHER, R. UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E -GUERRA CULTURAL- COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 42, p. 1-19, 2021.
LEHER, R. ESTADO, REFORMA ADMINISTRATIVA E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS SOCIAIS. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 13, p. 9-29, 2021.
LEHER, R. O ANDES-SN e o autogoverno da universidade pública. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. 31, p. 20-35, 2021..
BUZA, A.G. ; LEHER, R. ; CANGA, J. L. . REPRESENTATIVIDADE DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES ANGOLANAS DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. REVISTA PANORÂMICA, v. 34, p. 6-19, 2021..
SOUSA, JULIANA ; LEHER, Roberto . REESTRUTURAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO/MA: DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS. REVISTA PEGADA ELETRÔNICA (ONLINE), v. 22, p. 470-493, 2021.
LEHER, R.; RODRIGUES, R.L. . As atuais condições da Educação Superior no Brasil. Revista Libertas, v. 21, p. 1-9, 2021..
FONTES, V.M.G.M. ; LEHER, R. . O capitalismo e as crises que reconfiguram a educação. OUTUBRO (SÃO PAULO), v. 35, p. 8-19, 2021..
GOMES, THAYSE ANCILA MARIA DE MELO ; LEHER, Roberto ; COSTA, HELLEN BALBINOTTI . O trabalho docente em grupos empresariais de ensino superior e o mercado de ações na bolsa de valores: Um estudo a partir dos conflitos. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 28, p. 8-37, 2020..
GOMES, T. A. M. ; LEHER, R. ; COSTA, H. B. . Teaching work in higher education corporate groups and the stock market: A conflict-based study.. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 28, p. 1-29, 2020.
LEHER, R; SANTOS, M. R. S. dos . FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS ? DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 45, p. 220-239, 2020..
LEHER, R.. POLÍTICAS DO ENSINO SUPERIOR PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. REVISTA FORGES, v. 7, p. 49-58, 2020..
VARELA, RAQUEL ; DELLA SANTA, ROBERTO ; OLIVEIRA, HENRIQUE M. ; DE MATOS, ANTÓNIO COIMBRA ; LEHER, Roberto ; AREOSA, JOÃO . Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar. ESTUDOS DO SÉCULO XX, v. 1, p. 183-210, 2020..
LEHER, R.. Autonomia universitária e liberdade acadêmica. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 208-226, 2019.
LEHER, R. APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EM PROL DA FRENTE DEMOCRÁTICA. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 40, p. 1-18, 2019..
GABRIEL, C. T. ; LEHER, R. . 'COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES' DA UFRJ: DESAFIOS E APOSTAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL. Revista Formação em Movimento -ANFOPE, v. 1, p. 218-236, 2019..
EVANGELISTA, Olinda ; LEHER, Roberto . TODOS PELA EDUCAÇÃO E O EPISÓDIO COSTIN NO MEC: A PEDAGOGIA DO CAPITAL EM AÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 10, p. 1-12, 2018..
LEHER, R. IDEIAS, VALORES E PRINCÍPIOS PARA AFIRMAR O FUTURO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA LATINOAMERICANA. IICE (Buenos Aires), v. 44, p. 133-146, 2018..
LEHER, R; LEAL, F. G. ; AZEVEDO, M.L. N. de . Perspectivas e desafios para a Educação Superior na América Latina e o Caribe: Entrevista com Roberto Leher, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com comentários de Mário Luiz de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 26, p. 166, 2018..
LEHER, R; DA MOTTA, VÂNIA CARDOSO ; GAWRYSZEWSKI, BRUNO . A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora. SER Social (Online), v. 20, p. 310-328, 2018.
LEHER, R.; MOTTA, V. C. ; Vittoria, P. . EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 14, 2017.
LEHER, R.; Vittoria, P. ; MOTTA, V.C. . L?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile. Studi sulla Formazione, v. II, p. 165-172, 2017.
MOTTA, V. C. ; LEHER, Roberto . TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, p. 243, 2017.
LEHER, R. Darcy Ribeiro e a universidade (cada vez mais) necessária. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 3, p. 145-153, 2017.
MOTTA, V. ; LEHER, R. ; VITTORIA, P. . Educação e mercantilização em meio à tormenta politico-econômica do Brasil. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 59-80, 2017.
VITTORIA, P. ; LEHER, R. ; MOTTA, V. . L?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile. Studi sulla formazione, v. 20, p. 150, 2017.
LEHER, R.. CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 8, p. 180, 2016.
LEHER, R. A educação ambiental como crítica ao desenvolvimento sustentável: notas sobre o método. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 11, p. 10-23, 2016.
LEHER, R. Crise universitária, crise do capital. Margem Esquerda, v. 25, p. 27-35, 2015.
LEHER, R.; Vittoria, P. . Social movements and critical pedagogy in Brazil: From the origins of popular education to the proposal of a Permanent Forum. JOURNAL FOR CRITICAL EDUCATION POLICY STUDIES, v. 13, p. 145-162, 2015.
LEHER, R.. Educación pública, movimientos sociales y recuperación de la educación popular en el Brasil. Intercambio, v. 7, p. 14-16, 2015.
LEHER, R.; Vittoria, P. . Educazione popolare in Brasile: dagli anni sessanta al Movimento dei contadini senza terra (MST). Educazione Democratica, v. 7, p. 58-75, 2014.
LEHER, R.; SILVA, S. M. . A universidade sob céu de chumbo: a heteronomia instituída pela ditadura empresarial-militar. Universidade e Sociedade (Brasília), v. XXII, p. 6-17, 2014.
LEHER, R.; MOTTA, V.C. . TRABALHO DOCENTE CRÍTICO COMO DIMENSÃO DO PROJETO DE UNIVERSIDADE. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 6, p. 60, 2014.
LEHER, R.. Experiências de lutas em contexto dito pós-neoliberal no Brasil: 2003-2013. Encuentros Latinoamericanos (Montevideo), v. VIII, p. 99-169, 2014.
LEHER, R.. Agravamento da crise, coesão do bloco dominante e novos horizontes para as lutas sociais. Observatorio Social de América Latina, v. XIV, p. 95-110, 2013.
LEHER, R.. A universidade reformanda: atualidade para pensar tendências da educação superior 25 anos após sua publicação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 8, p. 316-340, 2013.
LEHER, R. Florestan Fernandes e a defesa da educação pública. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 1157-1173, 2012.
LEHER, R.; TRINDADE, Alice Coutinho da . O Brasil e a crise: setores dominantes avançam, trabalhadores empreendem lutas 'dentro' da ordem. Observatorio Social de América Latina, v. 13, p. 181-198, 2012.
LEHER, R.. Universidade, socialismo e consciência social: Florestan Fernandes na Revista Universidade e Sociedade. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 47, p. 18-37, 2011.
LEHER, R.. Projetos em disputa, eleições e dilemas da reorganização das lutas sociais. Observatorio Social de América Latina, v. 29, p. 92-106, 2011.
LEHER, R.; Silva, S. . Financiamento e heteronomia na pesquisa acadêmica (1950-1990). Praia Vermelha (UFRJ), v. 21, p. 121-134, 2011.
LEHER, R.. Uma universidade com o campo das humanidades estilhaçado: cenário futuro da UFRJ?. Revista do CFCH, v. 1, p. 34-52, 2010.
LEHER, R.; TRINDADE, A.C. ; LIMA, J.A.B. ; COSTA, R. . Os rumos das lutas sociais no período 2000-2010. Observatorio Social de América Latina, v. 28, p. 49-69, 2010.
LEHER, R.. Crise do capital e questão social. Estudos do Trabalho, v. 6, p. 17-35, 2010.
LEHER, R.. Crise estrutural e função social da universidade pública. Temporalis (Brasília), v. 1, p. 15-39, 2010.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.