COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107

Resumen

Essa tese tem como tema a noção de competências socioemocionais e como objeto de estudo a sua incorporação nas políticas curriculares da educação nacional. De modo mais específico, busca identificar e analisar os fundamentos econômicos, políticos, ideológicos e epistemológicos que orientam as propostas de formação de competências socioemocionais na atualidade. Além disso, e tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, analisamos, no contexto da crise do capital e do neoliberalismo, a construção e implementação dessa nova agenda educacional por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A progressiva projeção alcançada pela noção de competências socioemocionais no Brasil, combinadas com a apropriação apressada e, via de regra, pouco crítica desse novo slogan pedagógico justifica a investigação de suas bases epistemológicas, políticas e sócio-históricas, bem como suas implicações ideológicas e pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) - Brasil. Professor de Disciplinas Pedagógicas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) – Rio de Janeiro/Brasil e Pedagogo da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF) – Rio de Janeiro/Brasil.

 

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Publicado

2023-04-13

Cómo citar

Magalhães, J. E. P. (2023). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-06. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107